sábado,
30 de agosto de 2025

Comunidade

Chuva provoca danos em produção de café arábica, em Marechal Floriano

Fotos: Reprodução/ TV Gazeta

O período de chuva está provocando perdas para os produtores de café arábica de Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado. Por conta da umidade, os fungos estão atacando as plantas e afetando a qualidade do café produzido no município. As informações são da TV Gazeta e G1ES.

 

O engenheiro agrônomo do Incaper, César Krohling, explica que, quando o grão começa a ficar maduro, que os fungos atacam.

 

"Dá pra ver claramente o processo de fermentação que acontece. Ele começa no grão cereja, mas pode acontecer no próprio grão verde, e em casos específicos, como está acontecendo este ano, o fruto não amadurece, ou seja, não tem fruto cereja para descascar, interferindo na qualidade do café", disse ele para TV Gazeta.

 

No entanto, o uso de fungicida (anti fungos) não é recomendado, porque pode comprometer a qualidade dos grãos. Diante da situação, o cafeicultor Denizar Estevão Douro afirmou que pode ter perda de até 10% da sua safra de café este ano.

 

"Ano passado foi melhor, porque não precisamos fazer colheita seletiva, pois o café madurou igual por conta de seca. Este ano já tem bastante fruto maduro e seco, por causa do longo período de chuva", destacou.

 

A colheita do café arábica está na reta final e, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), já passou de 75% em todo estado. Por outro lado, nas propriedades mais altas ainda deve ter colheita até dezembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Comunidade

Escola Flores Passinato vira “Elefante Branco”, em Soído de Baixo, e Tribunal de Contas segue monitorando o caso

Comunidade

Prefeito Lidiney Gobbi se reúne com comunidade Costa Pereira, em Marechal para ouvir as demandas da região

Comunidade

Prefeito Lidiney Gobbi se reúne com moradores do bairro Recreio Ponto Alto, em Marechal, e busca solução para entrave legal que não permite executar obras

Comunidade

Moradores reclamam da falta de manutenção em rua de Jaciguá, Vargem Alta

Comunidade

Áreas de Cachoeiro afetadas pelo temporal recebem limpeza

Comunidade

Casagrande entrega obras de calçamento rural em Marechal Floriano

Comunidade

Espírito Santo não registra áreas de seca pela primeira vez em um ano

Comunidade

Após chuvas, mutirão de limpeza já contempla 5 bairros na manhã deste sábado (1º), em Cachoeiro