Fotos: Reprodução/ TV Gazeta
![]() |
O período de chuva está provocando perdas para os produtores de café arábica de Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado. Por conta da umidade, os fungos estão atacando as plantas e afetando a qualidade do café produzido no município. As informações são da TV Gazeta e G1ES.
O engenheiro agrônomo do Incaper, César Krohling, explica que, quando o grão começa a ficar maduro, que os fungos atacam.
"Dá pra ver claramente o processo de fermentação que acontece. Ele começa no grão cereja, mas pode acontecer no próprio grão verde, e em casos específicos, como está acontecendo este ano, o fruto não amadurece, ou seja, não tem fruto cereja para descascar, interferindo na qualidade do café", disse ele para TV Gazeta.
![]() |
No entanto, o uso de fungicida (anti fungos) não é recomendado, porque pode comprometer a qualidade dos grãos. Diante da situação, o cafeicultor Denizar Estevão Douro afirmou que pode ter perda de até 10% da sua safra de café este ano.
"Ano passado foi melhor, porque não precisamos fazer colheita seletiva, pois o café madurou igual por conta de seca. Este ano já tem bastante fruto maduro e seco, por causa do longo período de chuva", destacou.
A colheita do café arábica está na reta final e, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), já passou de 75% em todo estado. Por outro lado, nas propriedades mais altas ainda deve ter colheita até dezembro.