quarta-feira,
13 de agosto de 2025

Turismo

Bauernmalerei é declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Domingos Martins

O local é anexo à Casa da Cultura e reúne centenas de peças que trazem muitas cores e elementos do campo, como flores e pássaros. São chaveiros, quadros, sousplat, bandejas, oratórios, quadros, vasos, garrafas, entre muitos outros artigos de decoração. O espaço fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. (Foto: Asscom/PMDM)

 

O Bauernmalerei, arte tipicamente germânica resgatada e produzida por artesãos martinenses, é agora Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Domingos Martins, por meio da Lei Municipal nº 2.826/2017.

 

A arte teve origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos XVII e XVIII e chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes alemães, que encontraram uma forma alegre e de baixo custo para decorar as suas casas. É característica do Bauernmalerei a utilização de cores alegres, pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos, com cargas duplas ou cargas cheias, retratando principalmente elementos do campo, como flores e pássaros.

 

“Vejo que a lei serve para dar notoriedade ao trabalho desenvolvido por nós, no que diz respeito a sua introdução e divulgação, além do respaldo jurídico que a classe necessita. Reforça ainda mais a importância da valorização da produção artesanal no município e abre caminho para que os artesãos que empregam o uso da técnica se beneficiem dos direitos que ela assegura”, avalia o artesão e expositor do Espaço Bauernmalerei, Osmério Deolindo.

 

Foto: Asscom/PMDM

Importante ferramenta para preservação dos traços e valores culturais, o artesanato é uma identificação cultural que representa um povo e Domingos Martins é pioneiro no trabalho para o fortalecimento da arte Bauernmalerei. Os trabalhos para o resgate desta arte tiveram início em 2012, no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Campinho.

 

Após pesquisas teóricas e capacitação de artesãos, o Bauernmalerei ganhou força e se consolidou definitivamente como o artesanato típico martinense. Em 2016, foi reconhecido pela Agência das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) como artesanato oficial de Domingos Martins.

 

Também em 2016 a Prefeitura de Domingos Martins disponibilizou um espaço para que os artistas martinenses pudessem ter um local onde expor e comercializar suas criações. Desde então, o Espaço Bauernmalerei se tornou ponto certo para turistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Trilhos de Araguaya, em Marechal, deve se tornar rota turística no ES

Turismo

Chegada do Inverno aquece o turismo e a economia dos munícipios das montanhas do ES

Turismo

Turismo em ação: Vargem Alta, Marechal, Piúma, e mais 42 cidades recebem veículos do Estado

Turismo

Estudo inédito revela como Festa da Penha movimenta redes sociais e fortalece o turismo no ES

Turismo

Viajar pelas Montanhas Capixabas no outono é uma experiência que vai além do turismo; é um reencontro com o tempo e com a natureza

Turismo

Iniciativa oficializa Circuito do Chapéu como rota turística em Domingos Martins

Turismo

Comissão de Turismo da Ales debate potencial de Marechal, e secretário Enildo Cardoso afirma que quer reativar passeio de trem

Turismo

Ferraço quer potencializar o turismo da Pedra da Penha em Cachoeiro