quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Defesa Civil de Cachoeiro alerta sobre risco de banho no rio Itapemirim

Com o calor forte neste início de ano, é comum que alguns moradores de Cachoeiro ou visitantes se aventurem em banhos no rio Itapemirim. No entanto, a Defesa Civil do município não recomenda a prática, mesmo nos pontos de aparente mansidão das águas, pelo risco real de afogamento. 

 

O coordenador do órgão, Francisco Inácio Daroz, explica que existem áreas de sucção e pedras, muito presentes na formação do rio, que podem prender ou machucar os banhistas. “Não é possível ver ou perceber isso da superfície, o que é ainda mais perigoso”, salienta. 

 

Ainda de acordo com ele, embora o rio aparente calmaria, é preciso ter cautela. “Como estamos em um período sem chuvas, o fluxo da água está menos intenso, mas a correnteza nos pontos mais profundos continua forte. É imprevisível”, afirma o coordenador. 

 

Mesmo nos pontos de aparente mansidão das águas, há risco de afogamento – Foto: PMCI/Secom

Segundo Daroz, nenhuma ocorrência de afogamento no Itapemirim foi registrada pelo órgão neste ano, mas houve casos em 2018. Ele lembra que o socorro nesse caso é prestado pelo Corpo de Bombeiros, que deve ser acionado pelo telefone 193.

 

Segurança e cuidado em outros locais

 

Para quem deseja se refrescar e encontrar lugares mais seguros, Cachoeiro oferece opções. Piscinas e poços naturais, além das cachoeiras, como por exemplo a Cachoeira Alta, no distrito de São Vicente, são algumas delas. Mesmo assim, é indispensável tomar os devidos cuidados.

 

Buscar se informar sobre o local, escolher locais em que tenham a presença de salva-vidas, usar boia, evitar áreas profundas e correntezas e não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas são dicas fornecidas pela Defesa Civil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos