quinta-feira,
21 de agosto de 2025

Comunidade

Guarda Municipal de Cachoeiro reforça segurança nos horários de entrada e saída de escolas

A Guarda Civil Municipal de Cachoeiro está mais presente no entorno de escolas municipais, nos horários de entrada e saída dos alunos. A medida faz parte da Ronda de Prevenção Escolar (Rope), que passou a contar com o apoio das viaturas do serviço operacional Ronda Municipal Ostensiva (Romu) nesses momentos de maior movimentação nas unidades de ensino. 

De acordo com o gerente de Prevenção Escolar da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), Rosinaldo Corrêa, o objetivo é aumentar a sensação de segurança para a comunidade escolar.

“É um reforço da ação preventiva já desempenhada pela equipe da Rope. Viaturas que fazem as rondas pelos bairros estão dedicando maior atenção à entrada e saída das escolas, o que é importante para inibir práticas ilícitas por pessoas que não têm relação com as unidades e até brigas envolvendo estudantes”, explica.

A Rope promove visitas tranquilizadoras às escolas e atua, também, no repasse de orientações a professores, alunos, pais e funcionários sobre segurança, por meio de palestras e dinâmicas, quando solicitado. 

Em maio, o projeto realizou 45 atendimentos a unidades. “Anísio Ramos”, “Anacleto Ramos”, “Pedro Estellita Herkenhoff, “Oscar Montenegro”, “Oswaldo Machado”, “Luiz Pinheiro”, “Luiz Semprini” e “Jenny Guárdia” estão entre as escolas visitadas recentemente, por terem grande número de alunos matriculados. 

“Buscamos sempre o contato com os gestores escolares para identificarmos as demandas e organizarmos o nosso cronograma de atendimento”, disse Corrêa. 

"Nós estamos gostando muito, principalmente, porque foi uma atitude autônoma da própria Guarda Civil Municipal, que identificou a nossa necessidade e veio supri-la. Com a presença deles aqui, a segurança e a ordem foram reforçadas. Foi uma soma para nós. Achamos muito relevante. Eles são muito prestativos”, avalia o gestor da escola municipal Oscar Montenegro, Edvan da Silva Valeriano.

“O trabalho preventivo junto às escolas é permanente. Todo início de ano, na volta às aulas, fazemos uma campanha com dicas de segurança, para conscientização de pais, alunos e funcionários. E essa atenção se estende por todo o período letivo, por meio da Rope, que, agora, tem a sua capacidade de atuação ampliada”, ressalta o secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

 

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destaca que o trabalho da Rope tem grande relevância para a rede municipal de ensino. “É uma ação muito significativa, voltada ao bem-estar e à segurança de alunos, pais e funcionários, principalmente nas zonas de maior risco social. A parceria com a Semset tem grande valor para os nossos espaços escolares”, salienta.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Comunidade

Escola Flores Passinato vira “Elefante Branco”, em Soído de Baixo, e Tribunal de Contas segue monitorando o caso

Comunidade

Prefeito Lidiney Gobbi se reúne com comunidade Costa Pereira, em Marechal para ouvir as demandas da região

Comunidade

Prefeito Lidiney Gobbi se reúne com moradores do bairro Recreio Ponto Alto, em Marechal, e busca solução para entrave legal que não permite executar obras

Comunidade

Moradores reclamam da falta de manutenção em rua de Jaciguá, Vargem Alta

Comunidade

Áreas de Cachoeiro afetadas pelo temporal recebem limpeza

Comunidade

Casagrande entrega obras de calçamento rural em Marechal Floriano

Comunidade

Espírito Santo não registra áreas de seca pela primeira vez em um ano

Comunidade

Após chuvas, mutirão de limpeza já contempla 5 bairros na manhã deste sábado (1º), em Cachoeiro