Por: Redação do portal Notícia Capixaba
O crescimento no número de casos de dengue registrados em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado tem assustado os moradores da cidade. Somente no período entre janeiro e junho, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 3.080 casos foram confirmados e já ultrapassa dos 5 mil casos notificados.
Surto de dengue assusta moradores do distrito de Soturno
Moradores do distrito denunciaram à reportagem que vários casos de dengue foram registrados na localidade e região.
"Meus pais tiveram, e ficaram muito mal", diz uma moradora ao portal.
Em outra residência, a situação foi pior. "Minha mãe, meu cunhado e a minha irmã, foram infectados", conta à moradora que também não quis se identificar.
A prefeitura organizou um mutirão de limpeza em diversos bairros, e segundo o site da Prefeitura, foram retiradas quase 100 toneladas de lixo, incluindo o distrito de Soturno.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que nas primeiras 20 semanas de 2019, de 1º de janeiro até 18 de maio, foram notificados 33.593 casos de dengue no Espírito Santo.
Sesa informou ainda que a população deve ficar atenta ao acúmulo de água em locais como calhas, pneus velhos, garrafas, além de manter quintais sempre limpos. É preciso trocar a água dos pratos de plantas. Também deve-se tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água, para assim evitar sua proliferação.