segunda-feira,
05 de maio de 2025

Meio Ambiente

Cachoeiro está entre os municípios brasileiros em destaques nacionais com melhor saneamento, diz ranking da Abes

Redação

 

A edição 2019 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), foi lançada nesta segunda-feira, 17. A pesquisa avalia o percentual dos municípios brasileiros com acesso aos serviços de saneamento básico, que engloba abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da administração adequada dos resíduos sólidos.

 

Cachoeiro de Itapemirim, mais uma vez, revelou-se em destaque na listagem, alcançando a pontuação total de 482,22, em um intervalo de 450 a 489 pontos, na categoria Compromisso com a universalização, classificação Grande Porte (acima de 100 mil habitantes). O resultado apresenta o município bem acima da média da categoria, que foi de 468,89 pontos. 

 

A pesquisa reúne dados dos 1.868 municípios brasileiros que fornecem informações ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) para o cálculo de cinco indicadores: Abastecimento de água; Coleta de esgoto; Tratamento de esgoto; Coleta de resíduos sólidos; e Destinação adequada de resíduos sólidos. Além disso, a análise relaciona o saneamento à saúde e faz uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

 

“Cachoeiro integra um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e o ranking constatou que as categorias com pontuações mais altas são exatamente aquelas que possuem e implantam as ações necessárias para o cumprimento desse programa, visando à universalização dos serviços de saneamento básico. Estamos felizes com o resultado, que demonstra que o trabalho planejado e em parceria com o município tem feito os índices de saneamento básico evoluírem e ganharem destaque nacional”, afirmou Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

 

Com dados de 2017 utilizados no estudo, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento traz Cachoeiro de Itapemirim com 97,99 pontos alcançados no abastecimento de água; 91,84 na coleta de esgoto; 97,89 no tratamento de esgoto; 94,50 na coleta de resíduos sólidos; e 100 pontos na destinação adequada.  Na correlação entre a pontuação total alcançada e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental, a cidade registrou 93 pontos, calculado a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes.

 

O diretor da BRK Ambiental destaca que esses números seguem evoluindo com as obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário que a concessionária vem realizando em Cachoeiro de Itapemirim. “Hoje, no município, já são mais de 98% de esgoto coletado e tratado, na área urbana e nos distritos, além de um abastecimento de água que chega a 99,57% da população. No período de 2018 a 2022, temos um investimento proposto de R$ 30 milhões que deixará a cidade ainda mais próxima da universalização dos serviços de saneamento”, afirmou. 

 

Em relação à edição 2018, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento trouxe algumas novidades, como a própria informação dos municípios que possuem ou estão elaborando seus Planos de Saneamento Básico. Esta edição também aprimorou o indicador de resíduos sólidos, incorporando, além dos resíduos domiciliares e públicos, os demais resíduos produzidos pelos municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas

Meio Ambiente

Queima controlada está proibida devido ao clima seco no ES