sábado,
14 de março de 2026

Saúde

Prefeitura de Cachoeiro oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Foto: Divulgação/PMCI

 

Redação

 

Nesta quinta-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de intensificar as ações de sensibilização sobre os prejuízos econômicos, ambientais e sociais causados pelo cigarro.

 

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) aproveita a passagem da data para lembrar que oferece apoio clínico gratuito ao fumante que deseja deixar o vício.

 

Para ter acesso ao tratamento, basta ir a uma das unidades básicas do município ou ao Centro de Saúde “Bolívar de Abreu”, que funcionam de 7h às 16h, e marcar uma consulta para a avaliação clínica com enfermeiro. Também é possível agendar esse atendimento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br

 

Depois da avaliação, o paciente passa a integrar o programa e conta com atendimento coletivo ou individual, além de participar de grupos de apoio e palestras que abordam a temática.

 

Caso necessite, o paciente ainda terá acesso a medicamentos recomendados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), como adesivos de nicotina, goma de mascar e Bupropiona, de acordo com o grau de dependência de nicotina, identificado por meio do Teste de Fagerstron.

 

A Semus reforça que o atendimento oferecido é eficaz e que já auxiliou muitos participantes a deixarem o cigarro, que é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, além de ser motivo de risco para mais de 51 doenças, que incluem o câncer e o enfisema pulmonar.

 

“O tabagismo é a causa de uma série de problemas de saúde e de prejuízos ao bem-estar tanto de fumantes quanto de não fumantes. Por isso, é fundamental promovermos políticas que auxiliem no combate a esse vício”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras

Saúde

Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”

Saúde

Saúde: Ampliação do Micropolo Serrano reforça atendimento especializado em Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova

Saúde

Anvisa assina compromisso com Butantan para viabilizar a primeira vacina brasileira contra a dengue

Saúde

Alfredo Chaves confirma caso de meningite bacteriana

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025