Foto: Clovis Rangel
![]() |
Por Clovis Rangel
A ideia é que os participantes mostrem seus rostos e a ancestralidade do bairro. Muitos deles não se viam como bonitos diante do modelo imposto pela mídia. Que o diga Lísia Soares, de 15 anos. “São poucas as referências que nós, meninas negras, vemos na TV”.
Todo esse empedramento poderá ser visto amanhã (14), quando a jovem irá participar do Desfile da Beleza Negra, que acontecerá no “Barracão de São Benedito” da comunidade Macrina, em Alfredo Chaves, região Serrana do Estado. A iniciativa integra a 3ª Semana da Consciência Negra. As atrações do evento incluem cineclube, missa afro, apresentações de congo, jongo e caxambu.
“Não vejo a hora de desfilar. Precisamos nos impor”, disse Lísia. A menina conta com o apoio da mãe, Ana Paula Martins Miranda, de 33 anos. Integrante da associação AfroChaves e uma das organizadoras da iniciativa, ela afirma que a participação dos moradores é muito importante. “Todo mundo pode se inscrever. De recém-nascidos a idosos. Nosso objetivo é valorizar a população negra da nossa região, a qual foi colonizada por escravos há mais de 100 anos”.
A Ester Gomes Entriger, 07 anos, vai desfilar primeira vez e está ansiosa para mostrar seu traje típico. “Vou usar um conjunto verde, com estampas africanas. Turbante também”, relatou.
Além de Lísia e Esther, outros 20 moradores do bairro participarão do desfile em Alfredo Chaves. A expectativa é de mais de mil visitantes acompanhem o evento, que tem entrada franca e segue sábado.
“Virou tradição aqui na cidade. Todo mundo aqui ama congo, jongo. Todo mundo participa”, disse o cabeleireiro Jailson Galvão, de 37 anos.
O Evento:
3ª Semana da Consciência Negra de Alfredo Chaves
Local: Barracão de São Benedito, bairro Macrina, Alfredo Chaves
Quando: 13 a 16 de novembro
Entrada franca
Programação
Quarta-feira (13)
19h – Missa Afro
Quinta-feira (14)
8h30 e 13h – Cineclube
19h – Apresentações culturais
20h – Desfile da Beleza Negra
21h – Show com o grupo “Sou do Pagode”
Sexta-feira (15)
14h – Oficinas e exposição fotográfica
21h – show com Fabiana Peterle
Sábado (16)
15h – Roda de conversa
16h – Apresentações de jongo e caxambu
18h – Homenagens aos metres
19h – Cortejo de despedida