quarta-feira,
17 de setembro de 2025

Geral

Coronavírus: Sindicato aciona justiça após Prefeitura de Cachoeiro demitir mais de 1,5 servidores da Educação

Professores demitidos realizaram uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura- Foto: Reprodução/Divulgação

 

Por Leandro Moreira do portal Em Off

 

Mais de 1,3 mil professores em designação temporária e 146 estagiários tiveram o vínculo trabalhista encerrado com a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. A administração justifica os cortes com a paralisação das aulas por conta do decreto municipal que determina o isolamento social como prevenção ao coronavírus. O Sindimunicipal vai ingressar com ação judicial. Os professores demitidos realizaram uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura.

 

As aulas presenciais foram suspensas no município no dia 17 de março. A prefeitura explica que, no caso, as demissões provisórias preservam o interesse público, “com relação à utilização dos recursos da educação”.

 

A medida vai gerar economia de R$ 2,5 milhões, que serão usados para diminuir o impacto financeiro negativo dentro da própria área da educação.

 

A indenização dos servidores desligados, segundo a prefeitura, acontecerá até o dia 30 de abril. Já a recontratação está relacionada ao relaxamento das normas restritivas em relação ao coronavírus, entre eles, o retorno das aulas presenciais.

 

Sindicato

 

O Sindimunicipal informou que prepara Ação Judicial Coletiva para tentar impedir as demissões. Um dos argumentos é de que a prefeitura não apresentou nenhum dado financeiro que comprove tal necessidade.

 

Jonathan William, presidente do sindicato, acredita que existem outras medidas de redução de gastos que podem ser adotadas antes de demitir servidores.

 

“Os professores DT”s são remunerados por repasse de verba federal do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o que não se tem notícias de que foi reduzido ou bloqueado”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos