sábado,
13 de setembro de 2025

Polícia

BRK Ambiental realiza programas para apoio à saúde física e emocional de funcionários e familiares durante pandemia

Foto: BRK Ambiental

 

Redaçâo

 

Orientar e compartilhar os desafios e as vivências do isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus, além de fomentar o diálogo, a colaboração e a gestão de novos conhecimentos e a inovação na empresa. Esses são alguns objetivos que motivaram a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim e em mais de outros 100 municípios brasileiros, a criar o programa Em Rede, dirigido a seus funcionários, com workshops por videoconferência, abordando temas diversos.

 

O Em Rede fomenta a abertura ao diálogo e a colaboração, contribuindo para a gestão do conhecimento e da inovação na empresa. A iniciativa tem no comando uma psicóloga, que acolhe e debate, em pequenos grupos, as preocupações e angústias dos funcionários, sendo um espaço para a troca de experiência entre eles.

 

Os temas mais frequentes são o dia a dia no home office, os filhos em casa durante o isolamento social, a produtividade, a relação com familiares, a falta de tempo e tantas outras mudanças comuns no momento. Em cada encontro é escolhido um tema específico, sendo formados pequenos grupos.

 

Como uma das vertentes do Em Rede, a BRK Ambiental desenvolve o “Viva Bem”, com assistência por meio de telefone 0800, visando contribuir para a saúde física e mental dos funcionários e seus familiares. A iniciativa está à disposição dos funcionários 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem suporte especializado.

 

Pelo telefone 0800 exclusivo para o atendimento, é possível receber orientações psicológica, financeira, jurídica, nutricional, fisioterápica e pedagógica, além de apoio nas áreas de educação física, serviço social e pet. O benefício é estendido a familiares, como pais, enteados, filhos e cônjuges.

 

Welington Almeida, analista de Tecnologia da Informação da BRK Ambiental, já fez uso dos dois programas e acredita que a contribuição deles é muito significativa. “Eles demonstram que há uma preocupação verdadeira da empresa com o nosso bem-estar. Não é só a produtividade. A BRK Ambiental entende que os funcionários precisam estar em boas condições para executar o trabalho em tempos de home office”, destaca Welington, que também é professor universitário e tem dois filhos, um de 15 e outro de 6 anos de idade.

 

Ele acredita que quando o olhar da organização se volta para o profissional, a tendência é que ele se comprometa ainda mais e se sinta interessado em retribuir o cuidado fazendo o melhor que puder. “A gente toma conta do negócio como se fosse nosso”, afirma.

 

Tendo participado do “Em Rede”, o supervisor financeiro Helvécio Pires Junior ressalta que recebeu orientações que ajudaram muito na adaptação ao home office. “Eu tinha receio de que o trabalho em casa comprometesse o meu foco. Por isso, foi importante ter recebido dicas que ajudaram a implementar minha nova rotina. Tenho dois filhos, um de 11 anos e outro de 5, e o menor, principalmente, tende a querer mais atenção. Mas aos poucos as coisas foram se ajustando e hoje tudo está bem mais tranquilo”, explica.

 

Para Helvécio, faz toda a diferença trabalhar em uma empresa que se faz presente. “Apesar do isolamento social e de estarmos exercendo nossas atividades profissionais de casa, não fomos abandonados. A BRK Ambiental foi rápida em agir para se enquadrar nessa nova realidade que estamos vivendo e tem nos dado todo o suporte necessário”, garante.

 

Definindo o período que estamos vivendo como inovador e desafiador, Milena Camporez Debona, analista de Comunicação da BRK Ambiental, destaca a importância dos dois programas para dar segurança e tranquilidade para os funcionários. “Quando a empresa estabeleceu o home office, eu estava no final das minhas férias. Ao retornar, logo pude contar com todo apoio”, disse.

 

A participação no ‘Em Rede’, segundo ela, ajudou muito no processo de adaptação. “Com as orientações recebidas, eu tenho conseguido conciliar o trabalho com a atenção ao meu filho. Criei alternativas para que ele não fique ocioso em frente às telas e tem dado certo. Ele passa as tardes brincando com massinha, tinta guache, lápis de cor e envolvido em outras atividades educativas”, afirma.

 

O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, destacou que a pandemia do novo coronavírus trouxe uma situação de angústia, de incertezas e de estresse muito grande para todas as pessoas, tanto no âmbito pessoal e familiar quanto no profissional. “O cuidado com a saúde mental e o bem-estar psicossocial dos nossos funcionários sempre esteve presente no dia a dia da BRK Ambiental. É um cuidado que está alinhado a um dos valores da empresa, que compreende atuar com empatia, colocando-se no lugar do outro e tratando-o como gostaríamos de ser tratados”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

“Casa caiu” para traficantes em Pedra Azul, Marechal e Venda Nova

Polícia

Violência doméstica: Homem é preso por invasão de domicílio, ameaça e lesão corporal em Venda Nova

Polícia

Denarc prende homem por tráfico interestadual de drogas em Domingos Martins

Polícia

Polícia prende suspeito de estuprar ex-namorada em Anchieta

Polícia

Polícia conclui investigação sobre morte de motociclista em acidente na rotatória de Castelo

Polícia

Operação policial prende três suspeitos de tráfico de drogas em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar sexualmente das filhas e maltratar outros dois filhos em Anchieta

Polícia

Operação na região serrana, entre eles, em Marechal e Domingos Martins resulta em 20 prisões