quinta-feira,
28 de maio de 2026

Saúde

Apoio da população é importante para eliminar focos do mosquito da dengue

Foto: Sesa

 

Redação

 

Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão de diversas doenças infecciosas, como a dengue, zika e chikungunya, atingindo milhares de brasileiros todos os anos. Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que medidas simples sejam adotadas pela população.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos criadouros estão nas residências. O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, alerta que a limpeza dos quintais e objetos que acumulam água devem ser realizados semanalmente, interrompendo o ciclo biológico do mosquito.

 

“É importante minimamente fazer a limpeza  semanal, pois temos que considerar o ciclo biológico do mosquito que ocorre entre três a oito dias. Eliminando o foco nesse período, conseguimos inibir a proliferação”, destacou Laperriere Júnior.

 

Assim, é importante que cada cidadão se empenhe nesse processo, mantendo as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; verificar se não existe água acumulada nas lajes; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, por exemplo.

 

 

Veja aqui o 28º boletim da dengue.

 

Veja aqui o 28º boletim de zika. 

 

Veja aqui o 28º boletim chikungunya. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Vacina da gripe será liberada para toda a população acima de 6 meses a partir de sábado no ES

Saúde

Frio, banho quente e roupas guardadas: dermatologista alerta para os riscos do inverno à saúde da pele

Saúde

Cartórios de Notas do ES registram quase 500 manifestações de doação de órgãos em dois anos 

Saúde

Anvisa suspende venda de xarope por risco de arritmia grave

Saúde

Outono exige atenção redobrada com a saúde respiratória das crianças

Saúde

Cachoeiro confirma primeiro caso de Mpox, e prefeitura emite nota de esclarecimento sobre o caso

Saúde

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras

Saúde

Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”