sexta-feira,
27 de março de 2026

Turismo

Fluxo de turistas cresce durante a pandemia nos municípios da Região Serrana do Estado

Proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e sítios de agroturismo da região de montanhas do Espírito Santo estão animados com o fluxo turístico dos últimos meses, considerado superior, por alguns empresários, ao de antes do início da pandemia da Covid-19.

 

Mesmo com o importante fluxo turístico, cinco dos nove municípios que integram a região de montanhas estão classificados como risco baixo, de acordo com o último Mapa de Risco Covid-19, divulgado semanalmente pelo governo estadual.

 

Presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o empresário Valdeir Nunes destaca que a previsão de que moradores do Espírito Santo e de estados vizinhos seriam o principal público das montanhas durante e pós-pandemia, se confirmou. No último mês de janeiro, a Casa do Turista, que é a sede do Convention e o principal ponto de informações turísticas da região, recebeu 11.324 visitantes de 19 Estados brasileiros e de países como Colômbia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos da América e Paraguai.

 

“De maneira geral, as pessoas estão procurando mais por locais com muito verde, em meio à natureza e com muitas atrações. E temos tudo isso nas montanhas capixabas. Todos os estabelecimentos turísticos estão funcionando normalmente e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19”, destacou Nunes.

 

Valdeir Nunes, que também é diretor do Hotel Fazenda China Park, contou que a ocupação durante a semana, de setembro até os dias atuais, superou todos os períodos de anos anteriores. Segundo ele, em alguns momentos a ocupação chegou a 70% durante os dias de semana. Antes da pandemia, esse percentual não ultrapassava 30% -Foto: Rael Sérgio

“Aos finais de semana chegamos a 95% de ocupação. Acreditamos que após o Carnaval e com a volta às aulas, a ocupação média de hotéis e pousadas deve variar de 15% a 40% durante a semana, com maior ocupação naqueles que possuem atrações para as crianças. Aos fins de semana acreditamos em uma procura de 80% a 95%, já que com os filhos estudando, a alternativa será passeios principalmente aos finais de semana com a família”, acredita.

AGROTURISMO – O apicultor Arno Wieringa, do Apiário Florin, em Domingos Martins, que também é diretor da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), contou que o perfil dos visitantes mudou, e ele também garantiu que o fluxo é constante. “Aumentou a quantidade de clientes que procuram por um ambiente tranquilo, com qualidade de vida e que consomem produtos saudáveis. O destino de montanhas já é saudável por termos ar puro e espaços para relaxar, com contato próximo à natureza. E isso reflete positivamente para o turismo regional”, destacou.

Arno notou a presença de muitos clientes locais e que não conheciam os estabelecimentos como o dele. “Se por um lado, alguns deixaram de visitar a região, outros, que as vezes viajavam para outros locais, passaram a conhecer as montanhas. São turistas conscientes, que procuram mais informações sobre os produtos e que respeitam os protocolos sanitárias contra a propagação da Covid-19”, informou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Movimentação turística no estado cresce e atinge o maior patamar desde 2014

Turismo

Turismo capixaba registra o melhor novembro da história

Turismo

Trem das Montanhas pode voltar aos trilhos após 12 anos

Turismo

Trilhos de Araguaya, em Marechal, deve se tornar rota turística no ES

Turismo

Chegada do Inverno aquece o turismo e a economia dos munícipios das montanhas do ES

Turismo

Turismo em ação: Vargem Alta, Marechal, Piúma, e mais 42 cidades recebem veículos do Estado

Turismo

Estudo inédito revela como Festa da Penha movimenta redes sociais e fortalece o turismo no ES

Turismo

Viajar pelas Montanhas Capixabas no outono é uma experiência que vai além do turismo; é um reencontro com o tempo e com a natureza