sábado,
13 de dezembro de 2025

Geral

Junta Comercial cria ‘Balcão Único ES’ e facilita abertura de empresas no ES

Redação

 

A abertura de empresas no Espírito Santo vai ficar ainda mais fácil a partir de agora. Isso porque, a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) desenvolveu a plataforma 'Balcão Único ES', na qual empresários ou contadores responsáveis por empresas poderão preencher todas as informações necessárias para a regularização dos negócios. 

 

O presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael, explica que antes os interessados em abrir novos empreendimentos deveriam preencher o Documento Básico de Entrada (DBE) no site da Receita Federal, depois encaminhar as informações para a Junta Comercial. "Com o Balcão Único ES o procedimento será muito mais rápido, evitando deslocamentos e burocracia que são desnecessários. Tudo será feito pelo Simplifica ES", disse Rafael.

 

Os dados que antes eram coletados no DBE agora serão coletados na Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e quando o processo for deferido pela Junta Comercial as informações serão enviadas pelo Integrador Estadual (Simplifica-ES) à Receita Federal, que devolverá o CNPJ para o protocolo e alimentará o cadastro dos órgãos integrantes da RedeSim. 

 

"Desde o início da gestão estamos trabalhando para reduzir a burocracia e facilitar a abertura de novos negócios no Espírito Santo. Sabemos que o trabalho tem sido bem feito, porque, em 2021, o Estado registrou o maior número de empresas abertas – 18.272. Esperamos que com o Balcão Único ES ajude a aumentar ainda mais esses números em 2022", acrescentou o presidente da Junta Comercial.

 

Outro ponto que deve ter mais destaque com a utilização do Balcão Único ES é o tempo médio para a abertura de novas empresas. No ano passado, o Espírito Santo esteve diversas vezes entre os Estados com o menor tempo médio para a abertura de empresas. "Nosso objetivo é que o tempo médio para a abertura de empresas no Estado seja menor que 24 horas, o que nos consolidará como um dos Estados mais céleres do Brasil", completou Carlos Roberto Rafael.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental