terça-feira,
18 de agosto de 2026

Geral

Lei visa mais proteção à mulher vítima de violência no ES

Redação

 

O Espírito Santo conta com uma Política Estadual de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, constante na Lei 11.775/23. A nova legislação tramitou na Assembleia Legislativa como o Projeto de Lei (PL) 112/22, assinado pelo deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB). O PL foi aprovado pelo Plenário e o Executivo Estadual sancionou a legislação, publicada no Diário Oficial (Dio) desta quinta-feira (5).

 

O texto garante que as ações sejam desenvolvidas de forma transversal às políticas e aos serviços públicos, buscando, entre outros objetivos, assegurar o atendimento integral à mulher vítima de violência, observados os princípios da dignidade da pessoa humana e da não discriminação.

 

Ao todo, são elencadas 12 diretrizes para implementação da política, entre elas, qualificação e humanização do atendimento às vítimas; aumento da rede de atendimento; elaboração de protocolos para padronizar os serviços de acolhimento às mulheres; celeridade e privacidade em todas as etapas de atendimento; além de qualificação e ampliação da rede de profissionais do SUS que atendem vítimas de violência sexual, especialmente no interior do estado.

 

Apoio

 

Entre outras medidas previstas na política e que poderão ser executadas estão a criação de casas para abrigo emergencial e provisório das vítimas de violência; concessão de auxílio financeiro emergencial para que a mulher possa custear moradia temporária e segura; auxílio financeiro transitório para a vítima em situação de risco social decorrente da violência doméstica ou familiar; e a criação de banco de empregos para mulheres vítimas de violência.

 

Veto

 

A norma foi sancionada pelo Executivo com veto ao artigo 5°, que determinava a manutenção de um banco de dados com número de ocorrências de feminicídio, estupro, lesão corporal e ameaça, além do número de medidas judiciais protetivas concedidas e o número de casos de reincidência de violência familiar. Nesse trecho, a proposta original também previa recortes de cor, raça, faixa etária e escolaridade. Na mensagem encaminhada ao Parlamento, o governo argumenta que os trechos vetados tratam de dispositivos cuja iniciativa é exclusiva do Executivo. O veto ainda será analisado pelo Plenário da Casa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Corpos dos irmãos Gérson Peterle e Itamar Peterle, que morreram após o naufrágio de uma embarcação no Pará, chegam nesta quinta (13) em São Bento de Urânia

Geral

‘Auxílio-alimentação, em Marechal Floriano’: Prefeitura se manifesta sobre paralisação dos servidores

Geral

Prefeitura de Cachoeiro alerta para tentativa de golpe com falsas notificações enviadas por e-mail

Geral

Bombeiros resgatam novilha presa em ravina há dois dias em área de difícil acesso em Afonso Cláudio; veja vídeo

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge apartamento em Venda Nova

Geral

614 MEIs são bloqueados por irregularidades fiscais no ES

Geral

Procuradoria do Estado barra doação de terreno ao MST

Geral

Tribunal de Contas comunica a lista de gestores com contas irregulares à Justiça e Ministério Público Eleitoral; veja os nomes