segunda-feira,
04 de agosto de 2025

Polícia

Operação contra desmatamento da Mata Atlântica identifica 15 mil metros quadrados de floresta devastada na Região Serrana

Foto: PMES

 

Redação

 

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizou nesta quinta-feira (19) a Operação Curupira II, no município de Santa Teresa.

 

A ação tinha como objetivo fiscalizar 12 pontos alvos de denúncias de desmatamento da mata atlântica na região. O comandante do BPMA, tenente-coronel Cosme Carlos da Silva e o gerente regional, André Luiz Oliveira Cirqueira estiveram presentes na ação. Foram empenhados 22 policiais do BPMA e oito viaturas, além dos agentes do Idaf. A ação contou com o apoio do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA).

 

Já pela manhã, na localidade Santo Anselmo, os policiais flagram uma área desmatada que soma 15 mil metros quadrados. A região é de Área de Proteção Permanente, tendo em vista a existência de uma nascente na local. Há indícios de parcelamento irregular do solo, com o indicativo de ser um loteamento irregular.

 

O BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site https://www.disquedenuncia181.es.gov.br/ 

 

Operação Curupira

 

Essa foi a segunda edição da operação, que visa inibir o desmatamento ilegal, o parcelamento irregular de solo e agressões ao meio ambiente, muitas vezes em decorrência do desenvolvimento urbano e turístico e sua consequente especulação imobiliária.

 

Na primeira edição, realizada no último dia 13 de maio, em Domingos Martins, a Polícia Militar fiscalizou 44 pontos, sendo duas barragens interditadas. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento.

 

A operação leva o nome de Curupira, personagem folclórico brasileiro que era o protetor das matas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Operação conjunta prende suspeito de envolvimento com tráfico de drogas em Afonso Cláudio

Polícia

Polícia conclui inquérito e indicia motorista por atropelamento e omissão de socorro em Castelo: Veja vídeo

Polícia

Ação conjunta prende suspeito de atirar contra câmera da Prefeitura de Marataízes

Polícia

PM apreende armas em Cachoeiro e prende foragido da justiça em Vargem Alta

Polícia

Pastor é preso suspeito por estupro de vulnerável contra adolescentes em Anchieta

Polícia

PCES, PCIES e EDP realizam operação contra furto de energia em Presidente Kennedy

Polícia

Polícia Civil indicia motorista por morte de jovem de 19 anos em acidente de trânsito em Castelo

Polícia

Cachoeiro de Itapemirim está há mais de 30 dias sem registro de assassinatos