segunda-feira,
15 de setembro de 2025

Geral

Venda Nova conquista título de Capital Nacional da Trova

Por Giovana Schneider

O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores – ACLAPTCTC, foi sediado pelo município de Venda Nova do Imigrante, durante os dias 6, 7, 8 e 9 de junho de 2024.

A cada ano o evento é acolhido por uma cidade, tornando o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores uma festa Itinerante, que tem por objetivo propagar a trova e valorizar os poetas trovadores.

O encontro foi realizado no Auditório do Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”, na cidade de Venda Nova, contou com o apoio público municipal e com a parceria da Academia de Letras e Artes de Venda Nova — ALAVENI, para a realização das diversas atividades, como: palestras; oficinas literárias; exibição do filme “Queimado: A Luta pela Liberdade”, de Rogério Morais; entrega de comendas, premiação dos vencedores dos concursos nacionais e estaduais de trovas e poesias; Mestre Geneci e sua Folia de Reis; Troveata, ou seja, um desfile pelas ruas do centro da cidade, seguido por um Sarau Poético, Show Musical e a apresentação da Banda Marcial Municipal Emiliano Pedrino Lorenção, etc. O Festival de Corais também encantou o público, apresentando música de qualidade, assim como a Serenata intitulada “O tempo do Nunca Mais”, que percorreu as ruas da cidade no sábado à noite. Houve também uma Missa em Trovas na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e o Mini Tombo da Polenta, na Casa da Cultura. No domingo o congresso chega ao fim, deixando um sentimento de nostalgia naqueles que vivenciaram esses quatro dias de poesia em Venda Nova do Imigrante, a Capital Nacional do Agroturismo e agora também, a Capital Nacional da Trova.

A coordenadora do Congresso, Acadêmica Diomedes Maria Calimam Berger, expressou sua alegria diante do sucesso do evento inovador realizado em Venda Nova. Ela destacou a importância da organização impecável e ressaltou que a cidade só tem a ganhar com iniciativas como essa.

Clério José Borges, Presidente da ACLAPTCTC (Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores), enfatizou a relevância da presença das Academias literárias e de seus membros no Congresso. Ele estava visivelmente comovido com o sucesso do evento.

A Academia Florianense de História, Artes e Letras foi representada pela Acadêmica Giovana Schneider, responsável por esta matéria e pela presidente da AFHAL, Angela Regina Ribeiro da Silva, que deixou registrada a importância do Congresso como oportunidade de encontro anual entre as Academias Literárias do Estado do Espírito Santo e de outros Estados do Brasil, o que muito contribui para o fortalecimento dos discursos literários em nossa sociedade.

Ireni Pertele, Presidente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante – ALAVENI disse que se sente grata pela participação de todos, pois a presença e o entusiasmo dos participantes garantem o sucesso e a riqueza cultural deste evento memorável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro

Geral

Câmaras de vereadores do ES aumentam gastos em 10,1% e atingem R$ 534,9 milhões em 2024

Geral

Maior ídolo do Flamengo, Zico vai palestrar sobre liderança no China Park