sexta-feira,
02 de maio de 2025

Geral

Procon-ES alerta aposentados sobre descontos indevidos nos benefícios do INSS

Redação

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) alerta os consumidores, especialmente aposentados e pensionistas, sobre um problema cada vez mais comum: os descontos indevidos em benefícios previdenciários, realizados por associações não reconhecidas ou não autorizadas.

Descontos indevidos são valores descontados do benefício do aposentado sem a sua autorização prévia. Em muitos casos, envolvem falsas associações ou adesões não autorizadas, e o consumidor nem sabe para onde está indo o seu dinheiro.

Em 2024, o Procon-ES registrou um aumento significativo nas reclamações de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que identificaram descontos em seus contracheques sem saber a origem ou autorizar qualquer adesão. A maioria dos aposentados afirma não conhecer as entidades responsáveis e nega ter se associado voluntariamente. Em alguns casos, foi constatado que a adesão ocorreu de forma oculta, durante a contratação de empréstimos ou outros serviços. Diante dessas denúncias, o Procon-ES notificou as associações reclamadas para que comprovem a regularidade dos descontos realizados.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, esclarece que o desconto associativo só é permitido quando o aposentado ou pensionista autoriza expressamente a cobrança. Para isso, é necessário assinar um termo de adesão por meio eletrônico, com uso de biometria, e apresentar documentos de identificação válidos. Além disso, o desconto deve estar vinculado a um serviço ou benefício real oferecido pela associação.

“Nosso papel é oferecer informações acessíveis e garantir a proteção dos consumidores, especialmente os mais vulneráveis. Ao levar as orientações adequadas, ajudamos o consumidor a ter mais atenção e a tomar decisões mais seguras”, frisou Letícia Nogueira.

“Operação Sem Desconto”

As irregularidades também estão sendo investigadas em todo o País. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deram início à “Operação Sem Desconto”, que está sendo realizada em 13 estados. A ação tem como objetivo combater um esquema nacional de descontos associativos ilegais e não autorizados aplicados nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

Como se proteger:

– Revise mensalmente seu contracheque e extrato bancário;

– Bloqueie o benefício para empréstimos e libere apenas quando quiser contratar. Essa medida evita contratações sem sua autorização;

– Empréstimos devem ser autorizados por escrito ou eletronicamente. Não é permitida a contratação por telefone;

– Nunca envie fotos com documentos pessoais para desconhecidos. Isso pode ser golpe;

– Proteja sua senha do Gov.br e não compartilhe com ninguém;

– Desconfie de ligações que oferecem dinheiro fácil. Muitas vezes, são tentativas de aplicar golpes;

– Leia atentamente os contratos antes de assinar qualquer serviço ou empréstimo. Em caso de dúvidas, procure o Procon;

– Converse com outros aposentados sobre essas situações. Compartilhar informações ajuda a evitar novos casos;

– Desconfie e denuncie sempre que algo parecer errado.

Como agir em caso de desconto indevido:

– Entre em contato com o INSS: Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e solicite a exclusão da mensalidade associativa ou o bloqueio dos descontos. Também é possível solicitar o bloqueio pela Central 135;

– Guarde todos os documentos: mantenha cópias de extratos, conversas e comprovantes;

– Registre uma reclamação no Procon-ES. Caso o problema não seja resolvido, o consumidor pode procurar o Procon-ES presencialmente. O atendimento é realizado na sede, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, em Vitória, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br, ou no Faça Fácil Cariacica, na Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André, de segunda a sábado, com agendamento disponível em facafacil.es.gov.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Geral

Parabólica tradicional sai do ar: saiba como solicitar a nova parabólica digital de graça antes do prazo acabar

Geral

Luto: Morre Ivo Canal, grande liderança de Marechal Floriano

Geral

Agostinho Bastianello, idealizador do presépio de Jaciguá, morre aos 96 anos

Geral

Cachorrinho Caramelo Encanta Fiéis Durante Encenação da Paixão de Cristo em Venda Nova

Geral

“Não haverá derrubada de moradias”, esclarece a prefeitura de Marataízes sobre ação no Pontal da Barra

Geral

Primeira Ótica de Areinha, Viana, é inaugurada!

Geral

Compromisso com quem mais precisa: SEMDES registra mais de 15 mil atendimentos nos 100 primeiros dias de governo em Cachoeiro