O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) acolheu pássaros resgatados durante uma operação coordenada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de maus-tratos aos animais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Realizada nessa quarta-feira (06), no município de Domingos Martins, a ação resultou na apreensão de cerca de 70 aves.
A maioria das aves, classificadas como exóticas, está passando por um período de quarentena no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), localizado em Aracruz. Após essa etapa, os animais aptos serão encaminhados ao Programa Guardião de Fauna, que promove a guarda responsável por meio de termo voluntário.
As demais, por serem aves domésticas, não podem ser reintroduzidas na natureza e não estão contempladas pelo Guardião de Fauna. Por isso, foram acolhidas por servidores e colaboradores do Instituto, que se comprometeram a oferecer cuidados adequados, garantindo bem-estar e um novo lar livre de maus-tratos.
“Essas aves chegaram debilitadas, mas estamos empenhados em oferecer um ambiente seguro e acolhedor. Nosso compromisso é garantir que não passem por mais sofrimento”, afirmou o coordenador da Coordenação de Fauna do Iema, Cosme Valim.