terça-feira,
16 de dezembro de 2025

Geral

Estudante de Ponto do Alto, em Domingos Martins é eleita para representar o Brasil na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Redação

Entre os dias 27 e 30 de maio de 2025, foi realizada, em Brasília (DF), a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A ação é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com estados, municípios, Distrito Federal e o Setor Educacional do Mercosul, com o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil e promover debates sobre temas ligados à educação.

Participaram da programação 79 estudantes representantes das 27 unidades da Federação. As atividades incluíram rodas de conversa com parlamentares, palestra no Ministério da Educação, visitas à Câmara dos Deputados, ao Itamaraty e ao Senado Federal, além de debates sobre a atuação do Mercosul e sua integração regional.

Os temas discutidos ao longo do evento abordaram questões como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e mundo do trabalho.

No encerramento da programação, foi realizada a eleição dos representantes do Brasil para a etapa internacional do PJM. Entre as três candidatas capixabas, a estudante Heloisa Fermão Schulz, de 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ponto do Alto, localizada no município de Domingos Martins, foi eleita para representar o Espírito Santo no próximo encontro.

A etapa internacional do PJM será realizada nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, os parlamentares juvenis dos países membros e associados do Mercosul se reunirão para elaborar e divulgar a Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul 2025, documento que expressa as visões e propostas dos jovens sobre a educação e a integração regional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’