terça-feira,
19 de agosto de 2025

Educação

Alunos da escola Presidente Lüebke, em Vargem Alta, emocionam o público durante lançamento do projeto Vila Quilombo

Redação

Em uma leitura dramatizada do texto “Cota Não É Esmola”, da autora Bia Ferreira, Lyara Vicente da Silva, ex-aluna e atual mediadora de leitura do projeto, emocionou o público e deixou clara a relevância do projeto para a promoção da igualdade racial. Músicas como “Olhos Coloridos” e “Maria, Maria” fizeram parte do repertório dos alunos, que também realizaram outras leituras.

O evento reuniu alunos, professores e membros da comunidade cultural de Vargem Alta, além de autoridades locais. O curador do projeto e Doutor em Letras, Raoni Huapaya, apresentou o Vila Quilombo aos presentes, ressaltando que o coletivo tem como objetivo promover a igualdade racial por meio da literatura, por meio da realização de encontros de leitura e oficinas de escrita criativa, onde os alunos podem discutir, refletir e escrever sobre questões raciais presentes em seu dia a dia. “Os textos produzidos pelos alunos serão reunidos em uma coletânea ao final do ciclo, em novembro deste ano”, explicou o professor.

O assessor e curador do projeto, Valmir Luis Saldanha, destacou o impacto do Vila Quilombo na vida dos alunos ao permitir que eles saiam da escola sendo autores de um livro. “O que vemos aqui são alunos concluindo uma etapa, a do ensino médio, e entrando na vida como escritores”, comentou o Doutor em Letras.

A Analista de Sustentabilidade da Reserva Águia Branca, Aline Lobato, destacou a importância de iniciativas como o Vila Quilombo, que é patrocinado pelo Grupo Águia Branca, para promover a igualdade racial e o compartilhamento de saberes, propósitos alinhados aos do grupo. “O Grupo Águia Branca, por meio da Reserva, para além da proteção ambiental, também apoia iniciativas sociais e culturais que têm como objetivo conscientizar as pessoas em prol de uma sociedade mais justa, como é o caso do Vila Quilombo, um projeto que busca promover a igualdade racial por meio da literatura”, ressalta a analista.

Sobre o Vila Quilombo

O projeto teve início em 2024, com cinco alunos do Ensino Médio oriundos do Quilombo Pedra Branca, que faziam parte da iniciação científica “Vila Quilombo: trilhas literárias antirracistas sob a perspectiva de Lima Barreto”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Neste ano, graças ao patrocínio do Grupo Águia Branca por meio da Lei de Incentivo Cultural (Rouanet), o projeto foi ampliado e, atualmente, conta com diversos integrantes, que leem e discutem não só a obra de Lima Barreto, mas de outros autores que abordam a perspectiva racial em suas obras, como Jeferson Tenório, Itamar Vieira Júnior, Conceição Evaristo, entre outros. Além disso, as oficinas de escrita criativa, com o propósito de criação de um livro, são uma das novidades deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Alfredo Chaves: Alunos de São Bento de Urânia conquistam 5º lugar na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

Educação

Projeto Vila Quilombo promove igualdade racial por meio da literatura em Vargem Alta

Educação

Estudantes da escola Agostinho Agrizzi de Jaciguá promovem ação de conscientização sobre o cigarro eletrônico

Educação

Polícia Ambiental realiza palestra para alunos da Victório Bravim, em Araguaya

Educação

Escola Agostinho Agrizzi, em Jaciguá realiza projeto de inclusão e acessibilidade no ensino de Ciências

Educação

Depois de mais de 7 anos, Magistério de Marechal Floriano terá piso salarial garantido!

Educação

Projeto Vila Quilombo: Coletivo literário de Vargem Alta abre inscrições para alunos de Ensino Médio

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal