quinta-feira,
29 de janeiro de 2026

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro

Redação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou, nesta terça-feira (9), o Decreto nº 36.100, que autoriza a realização de obras de desassoreamento em rios, córregos e mananciais do município. A medida tem como objetivo restabelecer o curso natural das águas e reduzir os riscos de enchentes e alagamentos que, todos os anos, afetam centenas de famílias, especialmente nas localidades mais próximas ao Rio Itapemirim.

De acordo com relatório da Defesa Civil, a região de Pacotuba é uma das mais atingidas, sendo considerada área de risco muito alto. Ali, cerca de 852 moradores e 213 edificações sofrem direta ou indiretamente com as inundações provocadas pelo acúmulo de sedimentos na calha do rio.

O decreto autoriza a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços a solicitar estudos técnicos, executar a retirada dos sedimentos e dar a destinação adequada ao material, que poderá ser reaproveitado em obras públicas, reduzindo custos para o município.

Prefeito destaca importância da medida

O prefeito Theodorico Ferraço ressaltou que o decreto é uma resposta prática às necessidades da população que convive com os impactos das cheias. “Nosso compromisso é proteger as famílias que todos os anos vivem o drama das enchentes. Esse decreto é um passo firme para devolver segurança e dignidade a essas comunidades”.

Ele também destacou que a ação alia cuidado social e responsabilidade com o dinheiro público. “Além de prevenir alagamentos, vamos aproveitar os materiais retirados em outras obras da cidade. É eficiência, é economia e, acima de tudo, é cuidado com o povo de Cachoeiro”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Geral

Incêndio destrói cozinha de pizzaria na praça de alimentação de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal