quinta-feira,
29 de janeiro de 2026

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Redação

O vereador Hermes Marchori (PP), da bancada de situação na Câmara de Alfredo Chaves, deve protocolar nos próximos dias um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da organização social Mahatma Gandhi, responsável pela administração do Pronto Atendimento Municipal e demais serviços da saúde entre 2018 e julho de 2025.

Marchori articula o pedido por não concordar com o fato de a entidade ter deixado trabalhadores sem receber salários e outros direitos, além de estar envolvida em investigação nacional por desvios de recursos do SUS que ultrapassam R$ 1,6 bilhão, atingindo diversos municípios.

A atual gestão rompeu o contrato com a Mahatma Gandhi em janeiro de 2025, após constatar falhas graves e possíveis irregularidades, como servidores fantasmas, notas fiscais de serviços não executados e descumprimento de determinações de melhoria na infraestrutura das unidades de saúde. À época, foram encontradas farmácias com infiltrações, medicamentos danificados, gesso caindo e falta de segurança sanitária em alguns setores.

Apesar da rescisão, a OS obteve uma liminar judicial em fevereiro que garantiu temporariamente sua permanência na gestão da saúde. A decisão foi revogada em julho pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que confirmou a anulação dos contratos por ilegalidades, conforme o processo nº 5009742-91.2025.8.08.0000.

Em paralelo, o Ministério Público do Trabalho da 17ª Região (Vitória), por meio da procuradora Thaís Borges da Silva, notificou o município após denúncias de que a Mahatma Gandhi mantinha contratos de trabalho ativos de forma irregular, impedindo que profissionais recebessem FGTS, seguro-desemprego e aviso prévio. A apuração tramita sob a Notícia de Fato nº 001655.2025.17.000/3, datada de 20 de outubro.

As investigações da OS se intensificaram em agosto de 2025, quando o Gaeco e o MPT deflagraram operações de busca, apreensão e prisão de dirigentes da Mahatma Gandhi em diferentes estados, ampliando o cerco contra práticas de corrupção e má gestão de recursos públicos.

“O povo de Alfredo Chaves precisa de respostas. A Organização Mahatma Gandhi deixou um rastro de prejuízos, servidores sem receber e sérias suspeitas de irregularidades. Por isso, vou protocolar o pedido de CPI para que esta Casa apure com transparência tudo o que aconteceu e identifique os responsáveis. É nosso dever garantir justiça e zelar pelo bom uso do dinheiro público”, destaca o vereador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Geral

Incêndio destrói cozinha de pizzaria na praça de alimentação de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal