quinta-feira,
13 de novembro de 2025

Saúde

Alfredo Chaves confirma caso de meningite bacteriana

Redação

Um caso de meningite meningocócica foi registrado em Alfredo Chaves, na Região Serrana do Estado. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (11) por meio de comunicado oficial, que afirma que o paciente encontra-se sob acompanhamento e recebendo toda a assistência necessária da equipe de saúde.

A meningite bacteriana é uma infecção grave das meninges (camadas que protegem o cérebro e a medula espinhal) causada por bactérias, que pode ser fatal se não for tratada imediatamente com antibióticos. Os sintomas comuns incluem febre, dor de cabeça e rigidez na nuca, podendo evoluir para confusão mental, convulsões e coma.

A Secretaria esclarece que todas as medidas de vigilância epidemiológica e controle foram imediatamente adotadas, conforme os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, incluindo a identificação e monitoramento dos contatos próximos do paciente, que já receberam as orientações e cuidados preventivos adequados.

É importante reforçar que a meningite possui diferentes causas, podendo ser viral, bacteriana ou fúngica. A forma viral é a mais comum e geralmente tem boa evolução, enquanto a bacteriana requer maior atenção, mas não se transmite com facilidade quando as medidas de prevenção são respeitadas.

A Secretaria orienta a população para que mantenha a calma e adote medidas simples de prevenção:

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

Evitar compartilhar objetos de uso pessoal (copos, talheres, escovas de dente).

Manter os ambientes bem ventilados.

Atualizar o cartão de vacinação, especialmente com as vacinas contra meningite, disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde.

A Secretaria de Saúde informou ainda que segue monitorando a situação de forma contínua e reforça que, até o momento, não há motivo para pânico ou medidas restritivas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025

Saúde

ES lidera no Brasil tratamento de AVC com menor taxa de mortalidade no SUS

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano