domingo,
21 de junho de 2026

Polícia

Prefeito Hugo Luiz dá exemplo de boa gestão: Alfredo Chaves passa a ter sua própria associação de reciclagem

Redação

Com um pouco mais de um ano à frente do Executivo Municipal, o prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Luiz, vem dando exemplo de uma boa gestão. O município vem ganhando um ‘choque de gestão. Agora, outro marco para o município: Alfredo Chaves passa a ter sua própria associação de reciclagem.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Alfredo Chaves (ASSCAC) está em funcionamento desde fevereiro deste ano e já tem desempenhado um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e na destinação correta dos resíduos sólidos no município. Com atuação em todo o território municipal, a entidade contribui diretamente para a preservação ambiental e a geração de renda para seus associados.

Atualmente presidida por Hugo Leonardo Teixeira Cesar, a ASSCAC conta com uma equipe formada por seis associados, que atuam diariamente na coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis. A sede da associação está localizada na Rua Registro Beninca, ao lado da pista de motocross, em um galpão cedido pela Prefeitura de Alfredo Chaves.

O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 17h, seguindo um cronograma organizado para atender diferentes pontos da cidade. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta acontece nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Já às terças e quintas-feiras, o atendimento é direcionado aos estabelecimentos comerciais do município.

A ASSCAC é responsável pela coleta de diversos materiais recicláveis, como plásticos, papelão, garrafas de vidro, metais e sucatas. Todo o material recolhido passa por um processo de triagem na sede da associação, onde é separado, prensado e posteriormente comercializado com indústrias de reciclagem.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Borges, a parceria com a Prefeitura de Alfredo Chaves é essencial para o funcionamento das atividades da associação. O Município oferece apoio por meio da cessão do espaço físico e de repasses financeiros que auxiliam na manutenção da associação. Em contrapartida, a ASSCAC garante a gestão sustentável de parte dos resíduos gerados na cidade, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

A participação da população é um fator decisivo para o sucesso do trabalho. A orientação é que os moradores façam a separação correta dos resíduos, dividindo o lixo seco do úmido, e encaminhem os materiais recicláveis aos PEVs ou os disponibilizem nos dias de coleta.“Além de contribuir com o meio ambiente, a destinação adequada dos recicláveis fortalece a economia local, uma vez que os recursos obtidos com a venda dos materiais são revertidos para a manutenção da associação e para a geração de renda dos catadores”, defende o secretário.

A ASSCAC também está aberta à participação de novos integrantes, desde que já atuem na área de reciclagem ou educação ambiental. O ingresso é feito mediante solicitação por escrito e aprovação da diretoria.

Para o prefeito Hugo Luiz, a associação realiza um trabalho essencial para o, unindo geração de renda, inclusão social e preservação ambiental. “A Prefeitura segue apoiando essa iniciativa porque acreditamos que cuidar da cidade também é investir em sustentabilidade e qualidade de vida para a nossa população”, enfatiza o prefeito.

Quem quiser pode fazer a entrega também na própria sede da associação. O contato é pelo 27 999115740.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

“A Casa está caindo”: Polícia Federal mira suposto esquema de corrupção na saúde e apreende R$ 113 mil no Sul do ES

Polícia

Megaoperação mobiliza mais de 102 policiais em 19 cidades do Sul, entre elas, Cachoeiro, Vargem Alta, Piúma, Anchieta e Alfredo Chaves

Polícia

Polícia Federal prende empresário com medicamentos para emagrecimento trazidos do Paraguai

Polícia

Polícia confirma que corpo encontrado em cova rasa é de mulher desaparecida em Afonso Cláudio

Polícia

Luta diária contra as drogas em Cachoeiro: PM mais uma vez prende suspeito por tráfico

Polícia

Polícia prende em flagrante dois suspeitos de homicídio e apreende mais de R$ 15 mil durante operação em Cachoeiro

Polícia

Polícia prende traficantes que iriam vender drogas em Marechal Floriano

Polícia

Operação “Lucas 3:14” prende militares e cumpre mandados contra grupo investigado por homicídios, pistolagem e fraude processual em Ibatiba, Iúna, Castelo e MG