quarta-feira,
27 de maio de 2026

Polícia

Operação da Polícia Federal mira grupo especializado em fraude de cidadania italiana em Itapemirim e de Marataízes

Redação

A Polícia Federal, nesta quarta-feira (27), deflagrou operação para combater associação criminosa voltada à promoção de migração irregular de brasileiros à Europa, por meio de fabricação e de uso de documentos cartorários falsos e/ou ideologicamente falsos para simular parentesco italiano.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios capixabas de Itapemirim e de Marataízes; na capital carioca e em Goiânia, em Goiás. Também foram cumpridas dezenas de medidas cautelares diversas, como retenção de passaportes, restrições de deixar o país, indisponibilidade de valores e sequestro de bens móveis e imóveis.

A ação é desdobramento de operação deflagrada em 2021, quando foram colhidos indícios de que o incêndio no cartório de Itapemirim, em 2022, poderia ter sido criminoso, visando à destruição de provas.

Foram apreendidos os aparelhos celulares dos investigados, além de documentos relacionados ao objeto da investigação, os quais serão encaminhados à perícia.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, promoção de migração ilegal, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, sem prejuízo de outros delitos que possam ser apurados no curso das investigações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Armado com facão, homem ameaça família de morte e é preso no interior de Domingos Martins

Polícia

Operação integrada prende quatro investigados e apreende armas e drogas em Afonso Cláudio

Polícia

Polícia Federal cumpre mandados contra investigados por corrupção e desvio de recursos públicos no ES

Polícia

Sogro é preso suspeito de matar nora em Cristo Rei, Domingos Martins; veja o que diz as autoridades sobre essa tragédia

Polícia

Operação conjunta em Marataízes prende quatro investigados por extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas e associação criminosa

Polícia

Cuidadora desaparecida em Castelo foi vítima de feminicídio, revela polícia

Polícia

Polícia de Castelo localiza e prende condenado a mais de 16 anos de prisão por estupro de vulnerável em Piúma

Polícia

Bom exemplo: Estudantes de Marechal Floriano produzem textos sobre preservação ambiental e fauna silvestre