‘Evento no espaço Chocolates Mayer une música autoral, artes plásticas e literatura no dia 1º de novembro, valorizando as raízes e a identidade regional’
Por Giovana Schneider
No dia 1º de novembro, a cultura e a arte florianenses ganham um ponto de encontro especial: o município sedia o Festival Origens – Do Braço Sul aos braços do mundo! A iniciativa celebra as raízes locais ao integrar diferentes linguagens artísticas, como música, literatura e artes plásticas.
A programação tem início a partir das 13h, no espaço da Chocolates Mayer, e traz como grande destaque musical o lançamento oficial do EP Gardens, do músico Dominic Souza. O festival também abriga literatura e arte, contando com as participações especiais do artista plástico Jocimar Nalesso e da escritora, jornalista e filósofa Giovana Schneider.
Segundo a organização, o evento busca valorizar o talento regional, promovendo o intercâmbio entre a memória cultural da comunidade e as expressões artísticas contemporâneas. Realização/Apoio: Incentivo da Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano e da NH Empreendimentos (Divisão NH Cultura, Esporte, Turismo e Educação).
Natureza, memória e identidade no EP Gardens

O novo trabalho de Dominic Souza é o ponto alto da programação musical do festival. Com composições inteiramente em inglês, o EP reflete a bagagem sonora construída desde a infância do artista, marcada por clássicos do rock nacional e internacional — ouvidos nas ruas e na memória afetiva da antiga rádio Águia Som —, somada ao respeito pelas raízes do samba herdadas de seu avô.
“Esse trabalho autoral representa um passo adiante na minha carreira, uma oportunidade de mostrar ao público que arte original é aquela que tem profunda relação com suas crenças e raízes”, destaca o músico. “Mesmo havendo influências de outras culturas, você fala sobre o que sente e vive a partir da sua visão pessoal de mundo.”
O título Gardens (Jardins) não veio por acaso. Ele carrega uma dupla homenagem: a dedicação ao estudo do idioma inglês na juventude e, principalmente, a exaltação à natureza exuberante de Marechal Floriano.
“Marechal Floriano é um lugar de riquezas incontáveis e cultura única. O nome fala sobre a sensação de morar dentro de um jardim, que nos presenteia com flores o ano todo — quaresmeiras, ipês, manacás. Com esse EP, pretendo chamar a atenção para a preservação das nossas matas, rios e animais, mostrando à nossa gente que aquilo que temos em abundância é visto pelo mundo moderno como a maior riqueza do século”, explica Dominic.
Processo criativo em tempos de pandemia
Criado durante o período de isolamento social, o EP nasceu de forma intimista, tendo como plateia inicial a esposa e o filho do músico, além de trocas inspiradoras com seu sogro. A necessidade de caminhar pelas ruas e matas da região, suspensa na época, transformou-se em matéria-prima para a composição.
Desse processo nasceu, por exemplo, a faixa Sanity (Sanidade), que traduz a angústia da distância e a falta de contato com familiares queridos, como sua mãe, avó e sogro. “Encontrei na música uma forma de visitar esses lugares sem sair de casa e de registrar minhas visões sobre temas relacionados à cidade”, relembra.
Afluência das artes: música, literatura e plásticas juntas
Unindo diferentes frentes culturais, o festival aposta na troca de experiências entre os criadores da região. Para Dominic, a participação ao lado de Jocimar Nalesso e Giovana Schneider é o que dá verdadeiro sentido à sua trajetória.
“Eu nunca subi a nenhum palco sozinho, porque carrego comigo pessoas que me inspiram, me ajudam e me fortalecem. Torço pra que a minha música os inspire tanto quanto eles me inspiram”, conclui.
Então, você está convidado para participar deste evento! Vá prestigiar e conhecer esse pessoal, que estará lá te aguardando para mostrar o que eles têm a oferecer: a arte deles.




Respostas de 3
Linda matéria, minha querida. Muito obrigado♥️
Obrigado Amigo Patrick!
A nossa rádio poste já está a 39 anos levando música e informação a todos da cidade.
E fico muito feliz pelo seu comentário de inspiração na música internacional ouvidas na sua infância em nossa rádio.
Que Deus te abençoe sempre em seus caminhos Amém.
Parabéns artistas Florianenses