sexta-feira,
15 de maio de 2026

Geral

“A casa caiu”: Polícia Federal, com apoio da CGU, faz operação contra corrupção e desvio de recursos públicos no ES

“Ação ainda tem cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES)”.

Redação

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), deflagrou na manhã desta quinta-feira (13/2) a Operação Anomia, que investiga corrupção e desvio de recursos públicos na área da saúde.

A ação envolveu 157 policiais federais e 5 auditores da CGU, que cumpriram 43 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vila Velha, Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, bem como no Rio de Janeiro/RJ e em São Paulo/SP, expedidos pela Justiça Federal de Vitória com o objetivo de colher elementos adicionais sobre investigados. Além disso, foram implementadas 26 ordens de sequestro/bloqueio de bens e valores, até o montante total de R$ 3.843.552,50.

Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, peculato e associação criminosa. As investigações foram iniciadas em 2024, após a Polícia Federal obter diálogos suspeitos entre servidor público da área da saúde e empresários fornecedores de materiais hospitalares e medicamentos, no âmbito da Operação Manuscrito.

A investigação apontou que empresários corromperam o servidor público por meio do pagamento de propinas na ordem de 10% dos empenhos, em troca de favorecimento em licitações direcionadas, contratações irregulares e superfaturadas.

Além disso, durante as apurações, foram colhidos indícios de que, com a conivência do agente público, os empresários usavam a central de abastecimento farmacêutico do hospital público como extensão de seus estoques, retirando materiais para vender novamente a outros clientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção

Geral

Operação retira fios irregulares e limpa postes em Alfredo Chaves

Geral

Livro revela como o ES alcançou 175 mil mulheres com políticas de proteção

Geral

Auditores do Tribunal de Contas partem para fiscalização em Mimoso do Sul