terça-feira,
23 de dezembro de 2025

Geral

“A luta pra levar o curso para o Salesiano começou em 2013”, diz o prefeito de Vargem Alta

Um esforço conjunto entre a prefeitura de Vargem Alta e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) pode levar para o município um curso de especialização médica em Saúde da Família e Comunitária a partir do próximo ano. A expectativa é que os médicos formados no município fiquem na região sul e reforcem o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Segundo o prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias, o Bosquinho (PSB), a luta pra levar o curso para o município começou em 2013, quando ele conseguiu que o governo do Estado comprasse o imóvel do antigo colégio Salesiano no distrito de Jaciguá, com 10 mil m² de área construída e 6 alqueires de Mata Atlântica. A partir da aquisição, surgiu à possibilidade de Emescam instalar o curso no município, basta o governo fazer a cessão da área para a faculdade.

A Emescam vai aderir, então a um programa do governo federal para custear o curso que pode beneficiar, inicialmente, dez municípios do sul do Estado. A intenção é que sejam oferecidas duas bolsas por município, que ainda serão definidos.

De acordo com o prefeito, a instalação do curso na região serrado do Sul do Estado, pode suprir a necessidade de médicos para atuarem na atenção básica à saúde na região sul. Ele conta que, atualmente, embora as equipes do ESF estejam completas, há certa rotatividade de médicos, que não ficam por muito tempo no município.

O município tem oito equipes do programa, que cobrem todo o território de Vargem Alta, que tem 21 mil habitantes. O programa é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no País.

A atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção.

O Programa Saúde da Família é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma unidade básica de saúde (UBS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo