sábado,
25 de abril de 2026

Geral

“A luta pra levar o curso para o Salesiano começou em 2013”, diz o prefeito de Vargem Alta

Um esforço conjunto entre a prefeitura de Vargem Alta e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) pode levar para o município um curso de especialização médica em Saúde da Família e Comunitária a partir do próximo ano. A expectativa é que os médicos formados no município fiquem na região sul e reforcem o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Segundo o prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias, o Bosquinho (PSB), a luta pra levar o curso para o município começou em 2013, quando ele conseguiu que o governo do Estado comprasse o imóvel do antigo colégio Salesiano no distrito de Jaciguá, com 10 mil m² de área construída e 6 alqueires de Mata Atlântica. A partir da aquisição, surgiu à possibilidade de Emescam instalar o curso no município, basta o governo fazer a cessão da área para a faculdade.

A Emescam vai aderir, então a um programa do governo federal para custear o curso que pode beneficiar, inicialmente, dez municípios do sul do Estado. A intenção é que sejam oferecidas duas bolsas por município, que ainda serão definidos.

De acordo com o prefeito, a instalação do curso na região serrado do Sul do Estado, pode suprir a necessidade de médicos para atuarem na atenção básica à saúde na região sul. Ele conta que, atualmente, embora as equipes do ESF estejam completas, há certa rotatividade de médicos, que não ficam por muito tempo no município.

O município tem oito equipes do programa, que cobrem todo o território de Vargem Alta, que tem 21 mil habitantes. O programa é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no País.

A atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção.

O Programa Saúde da Família é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma unidade básica de saúde (UBS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Professores temporários também têm direito ao piso salarial nacional do magistério, decide Supremo Tribunal

Geral

Bombeiros resgatam cão em área de difícil acesso na zona rural de Venda Nova: Veja vídeo

Geral

Mais de 2 mil fiéis participam da Romaria da Diocese de Cachoeiro na Festa da Penha 2026

Geral

Mãe denuncia que, apesar da repercussão, sala de aula em que o filho de 12 anos estuda, em escola municipal de Marataízes, continua sem ar-condicionado e com o ventilador quebrado

Geral

Agressor de mulher usará tornozeleira de imediato; lei já está em vigor

Geral

Justiça determina afastamento de delegado de Venda Nova do cargo após denúncia do MPES

Geral

Corpo de Bombeiros realiza resgate técnico e mobiliza operação complexa para salvar cachorro em área de difícil acesso em Domingos Martins

Geral

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça