quarta-feira,
05 de novembro de 2025

Agricultura

Agricultores de Domingos Martins são capacitados em plantio de abacate

Foto: Incaper

 

Redação

 

Com objetivo de capacitar produtores na adubação, calagem e controle de pragas e doenças, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realizou o Dia Especial sobre a Cultura de Abacate.

 

O evento contou com a participação de 50 pessoas vindas de cidades como Castelo, Colatina, Conceição do Castelo e Laranja da Terra e foi realizado na propriedade de Arykern Bertholdo Lampir, na comunidade do Galo, Domingos Martins.

 

O Dia Especial contou com palestra “Calagem e adubação”, com o pesquisador do Incaper André Guarçoni Martins, que falou sobre a importância de se realizar a adubação e calagem corretas a fim de garantir o sucesso na produção e boa qualidade na lavoura. 

 

O pesquisador do Incaper Helcio Costa ministrou a palestra “Manejo de Doenças do Abacate”, na qual abordou as maneiras de identificar as doenças que afetam a cultura e os métodos de controle.

 

O também pesquisador do Incaper Mauricio Fornazier ministrou a palestra sobre “Controle de Pragas”. Para finalizar, os palestrantes Arykerne Lampir e Bertholdo Kempin ministraram o “Relato de experiência com o produtor e técnica de enxertia”.

 

O coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Domingos Martins, Raoni Ludovino de Sá, explicou a razão para realização do curso “Esta demanda nasceu dos agricultores, pois é uma cultura alternativa com um bom valor atual de mercado e que vem ganhando espaço substituindo áreas de outros cultivos. É uma cultura que está crescendo no município, por isso a necessidade de capacitar os produtores quanto a escolha das variedades, tratos culturais, manejo fitossanitário e mercado, pois com isso aumentamos a chance de sucesso e consequentemente a satisfação dos agricultores”.

 

Segundo o coordenador, muitos produtores estão buscando alternativas viáveis para suas regiões, já que o preço do café não atingiu altos valores. O abacate está entre elas devido ao bom valor de mercado no atual momento e a demanda pela fruta.

 

Raoni Ludovico Sá falou ainda sobre o sucesso da iniciativa em resposta a demanda dos produtores. “O apoio da Prefeitura e dos colaboradores foi essencial para o sucesso deste evento. Em um município extenso como Domingos Martins, contamos com representantes da maioria dos distritos, o que mostra a dimensão que o abacate está tomando. O evento foi além do que esperávamos, pois contamos com produtores de diferentes municípios e também com público participativo, tornando o dia muito proveitoso”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Alfredo Chaves: Família de agricultores transforma inhame em sorvetes em São Bento de Urânia

Agricultura

Alfredo Rural apresenta histórias inspiradoras e a força do agricultura

Agricultura

Venda Nova, Marechal e Vargem Alta lideram o ranking na produção de abacate e consolidam como 4º maiores produtores do Brasil

Agricultura

Exportadores têm prejuízo de R$ 5,9 milhões em agosto com não embarque de café

Agricultura

Produção de morangos ganha força em São Bento de Urânia

Agricultura

Qualidade do mamão capixaba ganha mundo e posiciona ES como maior exportador da fruta

Agricultura

Exportadores de café seguem enfrentando dificuldades para consolidar embarques nos portos do Brasil

Agricultura

Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova lideram ranking da produção do morango no ES