quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Alfredo Chaves registra 420 pessoas suspeitas de dengue e 85 casos positivos

Redação.

“Prefeitura vem realizando várias ações de combate ao mosquito, e multa que pode chegar a R$ 520,00”.

O município de Alfredo Chaves, localizado nas montanhas do Estado, está intensificando as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika. Além das visitas às residências, os agentes de endemias estão inspecionando terrenos baldios e utilizando a bomba costal, ação similar ao carro fumacê, porém com inseticida específico para eliminar o Aedes aegypti.

De acordo com a enfermeira coordenadora da ação contra a dengue, Lenimar Marques, até o momento foram notificadas 420 pessoas suspeitas de dengue, com 85 casos positivos e outros aguardando resultado do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen). “Temos muitos exames que estão aguardando o resultado, então esses casos positivos podem aumentar. Não podemos afrouxar os cuidados”, alerta.

A professora Maria dos Anjos Petri, 51 (foto), moradora do bairro Santa Terezinha, recebeu bem os agentes e elogiou o trabalhos desenvolvido no município.

Conforme Marques, a maior dificuldade é em residências onde há piscinas sem tratamento. “Essas pessoas costumam dificultar a visita dos agentes com medo de serem multadas. Pedimos as pessoas que denunciem onde há possíveis focos de mosquito”, disse.

Multa para quem manter focos

Está valendo desde o dia 1º de janeiro multa para os donos de casas onde forem encontrados focos do mosquito transmissor pela segunda vez. A medida é embasada na lei nº 794/98 e o valor pode chegar a R$ 520,00, se reincidida a multa.

“Inspecionamos o local e orientamos para os cuidados que devem ser mantidos, caso encontrarmos pela segunda vez foco do mosquito, o dono será multado”, explica a coordenadora, que solicita ajuda da população e ao descarte regular do lixo. “Lixo jogado de qualquer maneira é residência para o mosquito. Temos que ter responsabilidade com o lixo que produzimos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Geral

Tagliaferro afirma na CCJ que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço