segunda-feira,
08 de dezembro de 2025

Política

Alívio para Cachoeiro: Ferraço comemora isenção do setor de rochas do tarifaço imposto por Trump

Redação

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, comemorou nesta quarta-feira (29) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de deixar o setor de rochas ornamentais fora da nova tarifa de importação de 50% imposta ao Brasil. A medida, que afeta uma ampla gama de produtos brasileiros, excluiu rochas, celulose, carvão, aço e outros itens estratégicos, evitando um impacto que poderia ser devastador para a economia de Cachoeiro e de toda a região sul capixaba.

Maior polo de rochas ornamentais do Brasil, Cachoeiro abriga mais de 600 empresas do setor, responsáveis por mais de 6,5 mil empregos diretos e milhares de postos de trabalho indiretos. Uma taxação nesse nível poderia comprometer seriamente a competitividade internacional do setor, em especial nos Estados Unidos, principal destino das exportações brasileiras de rochas naturais.

Em meio às tratativas, Ferraço chegou a enviar uma carta diretamente à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e à Casa Branca, apelando pessoalmente ao presidente Donald Trump para que o setor fosse poupado.

Em meio às tratativas, Ferraço chegou a enviar uma carta diretamente à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e à Casa Branca, apelando pessoalmente ao presidente Donald Trump para que o setor fosse poupado.

Ferraço destacou o papel do diálogo institucional e o esforço conjunto entre empresários, associações do setor, Governo do ES e o poder público local.

“Quando soubemos da proposta de sobretaxa, agimos com rapidez. Fizemos um apelo direto ao presidente dos EUA e mostramos que esse setor representa desenvolvimento e trabalho para nosso povo. Hoje, celebramos o bom senso e a preservação de um elo fundamental da economia capixaba”, declarou.

O prefeito ainda ressaltou que o município continuará atento e mobilizado, buscando proteger o setor produtivo local e fortalecer as relações comerciais internacionais de forma justa e equilibrada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

Política

Casagrande inaugura  reforma e ampliação do CEET Giuseppe Altoé, em Boa Esperança, Vargem Alta

Política

Vários prefeitos, entre eles de Marechal, vereadores e deputados declaram apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio

Política

Prisão de Bolsonaro repercute nos discursos de deputados no Plenário da Câmara

Política

Tribunal de Contas  recomenda rejeição das contas de 2022 e 2023 do ex-prefeito de Marataízes por uso indevido de royalties 

Política

“Agora a casa caiu em Marechal Floriano”: Auditoria do Tribunal de Contas encontra até medidor de energia no meio da rua

Política

Casagrande pede regulamentação sobre o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos

Política

Ministério Público recomenda à Câmara de Anchieta redução de cargos comissionados e revisão da estrutura interna