sábado,
20 de dezembro de 2025

Geral

Alteração e baixa de empresas passam a ser feita via internet em Domingos Martins

A Secretaria da Fazenda de Domingos Martins realizou mudanças no processo de legalização de empresas registradas no município. Essa mudança, que visa desburocratizar e simplificar o processo de regularização das microempresas, empresas de pequeno porte e Microempreendedores Individuais (MEI) registradas a partir do dia primeiro de junho deste ano, fazem parte do projeto Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM, criado através da Lei Federal n°11.598/ 2007, com o intuito de integrar o processo de legalização de empresas no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A partir de agora, o processo de cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, no Sistema Integrado de Cadastro, o Regin, da Junta Comercial. A ferramenta unifica e agiliza a constituição de empresas junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Com a nova modalidade não é mais necessária à formalização do cadastro no Protocolo da Prefeitura.

O Regin permite o acompanhamento da tramitação do processo e os pareceres de cada uma das secretarias envolvidas na liberação de funcionamento da empresa: Fazenda, Obras e Serviços Urbanos, Saúde e Meio Ambiente. No sistema também é possível anexar documentações escaneadas, como Alvará do Corpo de Bombeiros e Carteira de Saúde, entre outros. Não é preciso anexar CNPJ, Contrato Social e Inscrição Estadual.

Para as empresas que não são obrigadas a se registrar perante a Junta Comercial, o procedimento de legalização continua o mesmo, sendo obrigatório o requerimento junto ao setor de Protocolo da Prefeitura Municipal com a apresentação de toda a documentação da empresa para cadastro.

Já as empresas e MEI’s registrados antes do dia primeiro de junho deste ano deverão seguir ainda o procedimento antigo, uma vez que não estão inseridos na nova modalidade de legalização. Atualmente, Domingos Martins possui 2.976 empresas cadastradas e ativas, sendo 1505 na categoria de comércios; 883 prestadoras de serviço e 588 classificadas como comércio e serviço.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social