segunda-feira,
15 de setembro de 2025

Geral

Após um mês de discussão Legislativo aprova redução de 90% do IPTU em Cachoeiro

Redação

 

Após mais de um mês de discussão sobre o aumento do IPTU proposto pela Prefeitura, e grande mobilização contrária comandada pela Câmara Municipal os vereadores de Cachoeiro aprovaram hoje grandes descontos para beneficiar a população.

 

“Esta é uma vitória dos vereadores e da sociedade. Sem a indignação e a mobilização de todos nós, a proposta do Executivo ainda estaria valendo, e a população seria penalizada. Mostramos a força da do Legislativo e a importância de caminharmos juntos com a população”, comemorou o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV).

 

O projeto foi aprovado com as seguintes emendas: para o pagamento em cota única, 90% de desconto sobre o valor a maior cobrado em relação ao imposto de 2020 (a prefeitura propõe 80%), e, ainda, 85% para o pagamento parcelado (a prefeitura propõe 40%).

 

Além disso, ao contrário do que propõe o Executivo, os vereadores garantiram a manutenção do desconto para quem fizer o pagamento do IPTU parcelado, mesmo que as parcelas não sejam pagas em dia. E também mantiveram desconto de 10% na Taxa de Lixo (Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos, ou TCDRS) para quem fizer o pagamento em cota única.

 

Outra modificação apresentada pela Câmara é o fim da Taxa de Lixo para os terrenos não edificados ou que contenham apenas garagens construídas. Também por proposta dos vereadores, o prazo para pedido de isenção foi ampliado de 15 de setembro para 15 de outubro; todos os benefícios serão permanentes, valendo não apenas para 2021, mas também para os próximos anos; e o contribuinte que eventualmente já tiver feito o pagamento do IPTU sem os benefícios que forem aprovados, poderá solicitar que o valor seja deduzido na cobrança do próximo ano.

 

O projeto segue agora para aprovação ou sanção do prefeito municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro

Geral

Câmaras de vereadores do ES aumentam gastos em 10,1% e atingem R$ 534,9 milhões em 2024

Geral

Maior ídolo do Flamengo, Zico vai palestrar sobre liderança no China Park