sexta-feira,
05 de dezembro de 2025

Geral

Assista: Cachoeiro sofre uma das maiores enchentes da história

 

Por Alissandra Mendes

 

O município de Cachoeiro de Itapemirim vive uma das piores enchentes de sua história. O rio Itapemirim atingiu mais de seis metros acima de seu nível normal e alagou vários bairros e toda a região central da cidade. A água invadiu comércios e casas na tarde deste sábado (25). Assista ao vídeo acima.

 

O prefeito Victor Coelho (PSB), já assinou o decreto de emergência e a publicação será feita no Diário Oficial do município na próxima segunda-feira (27). A Prefeitura ainda realiza levantamento do número de desalojados no município. A prioridade do momento é atender as famílias que estão em situação de risco.

 

Na manhã deste sábado (25), 380 pessoas foram evacuadas de Pacotuba, sendo encaminhadas para uma igreja local, e outras 150 pessoas de Conduru foram levadas para um ginásio de esportes antes das inundações. Em Coutinho, 150 pessoas também foram levadas para um local seguro.

 

“Temos casos de pessoas se recusando a sair de suas casas, mesmo após recomendações da Defesa Civil. Muitas vias estão intransitáveis, há dificuldades no trânsito e algumas pessoas ainda estão passando pelas ruas, em alguns casos somente para fazer registros em foto e vídeo. Por isso, é muito importante que todos acatem as orientações dos órgãos de segurança”, afirma o prefeito Victor Coelho.

 

No início da tarde deste sábado (25), as pontes Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga), Carim Tanure (Centro, próximo à antiga Dadalto), João dos Santos Filho (ente Baiminas e Coronel Borges, em frente à antiga fábrica de cimento), Coronel Francisco de Athayde (Ponte do Arco), além da ponte de pedestres que liga os bairros Guandu (em frente à rua Pedro Dias) e Aquidaban e a ponte de pedestres em frente ao Liceu Muniz Freire, foram interditadas.

 

Foto: Alissandra Mendes

A rua Moreira, no bairro Independência, a avenida Beira Rio, rua Bernardo Horta e a rua Vinte e Cinco de Março também estão interditadas, e diversas ruas do bairro Coronel Borges, Aquidaban, Arariguaba, Baiminas e Ilha da Luz estão alagadas. A recomendação é para que os moradores evitem sair para as ruas.

 

Abastecimento

 

Por causa da cheia do rio Itapemirim, o abastecimento de água no município também está comprometido. A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto do município, informa que em decorrência das fortes chuvas, a captação de água para tratamento para todo o município de Cachoeiro de Itapemirim (sede e distritos) está comprometida, e orienta os moradores para o consumo consciente de água.

 

Os técnicos da BRK Ambiental trabalham para minimizar os impactos, mas o reestabelecimento do sistema depende da normalização do nível do Rio Itapemirim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária