sexta-feira,
09 de maio de 2025

Saúde

Avanço do COVID-19 provoca aumento do medo no Brasil, revela pesquisa

Foto: Montagem Notícia Capixaba

 

Redação

 

Pesquisa do Instituto QualiBest mostra que os brasileiros estão ficando cada vez mais amedrontados com a pandemia do novo coronavírus.

 

Hoje, quando estimuladas a apontar um número de 0 a 10 para o grau de medo diante do vírus, mais da metade das pessoas (55%) se classifica em escalas acima de 8 – o que indica muito medo.

 

No começo do mês, quando o instituto fez a mesma pergunta, esse número era de 33%.

 

“Os dados mostram que a população está preocupada mesmo é com a própria vida. A questão é muito mais de sobrevivência neste momento, tanto no caso de ficarem doentes como em como vai ser o cotidiano delas diante no momento de crescimento da doença no Brasil”, afirma Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest.

 

De fato, quando questionadas sobre o que mais temem em meio à pandemia, a maioria dos brasileiros afirma que é ser ou ter alguém da família contaminados (73%).

 

Mas há outras preocupações: depois da contaminação, por exemplo, seis em cada dez pessoas (63%) temem que o sistema de saúde do país não consiga atender todos os doentes, enquanto um terço da população (35%) está temerosa da crise econômica decorrente da pandemia.

 

Pandemia e fome

 

Há ainda um universo de 26% de brasileiros com medo de que comece a faltar comida em casa – hoje, supermercados, quitandas e feiras livres ainda estão autorizadas a funcionar.

 

O que a gente nota nos dados é que são vários medos: de ficar doente e não ser atendido, de perder o emprego, de ficar sem dinheiro ou mesmo de não ter como comprar alimentos”, completa.

 

Pesquisa

 

O Instituto QualiBest ouviu 1.098 pessoas de todas as regiões do Brasil e de várias classes socioeconômicas acima dos 18 anos na primeira onda do estudo, que aconteceu entre os dias 10 e 11 de março. Na segunda onda, entre os dias 20 e 21 do mesmo mês, foram ouvidas 1.005 pessoas.

 

As entrevistas foram feitas por meio da plataforma QExpress – um método ágil de pesquisas do QualiBest que conta com o painel proprietário do instituto – uma base online de 250 mil respondentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

 

Sobre o Instituto QualiBest 

 

Fundado em 2000, o Instituto?QualiBest?é pioneiro no segmento de pesquisa digital no Brasil e realiza, por meio do painel com 250mil cadastrados e outras diversas fontes de dados, estudos qualitativos e quantitativos com técnicas inovadoras e tecnologia de ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa já desenvolveu mais de 5 mil estudos, atendendo a mais de 400 clientes em diferentes setores. Para saber mais, acesse: www.institutoqualibest.com.br.? 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Saúde

Automedicação: a decisão que parece inofensiva, mas põe vidas em risco

Saúde

Presidente Kennedy promove campanha de combate à Tuberculose

Saúde

Dengue tipo 3: Entenda riscos da doença que voltou a ser registrada, e acende sinal de perigo e exige atenção redobrada

Saúde

Serviço de telemedicina começa neste mês a ser oferecido na rede municipal de Marataízes

Saúde

Prefeitura inicia processo para implantação da Telemedicina em Marechal

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE