quinta-feira,
08 de maio de 2025

Política

Câmara de Marechal Floriano aprova empréstimo de R$ 7 milhões para obras em 2024

Eduardo Antunes

Para finalizar o ano, o Poder Legislativo de Marechal Floriano realizou na manhã de hoje (19) a última Sessão Ordinária da Sessão Legislativa de 2023. Em clima de felicitações, os parlamentares falaram sobre o ano em curso e as perspectivas para 2024.

A pauta foi composta de matérias de autoria do Executivo e de parlamentares. Além de projetos de Lei, o Plenário apreciou indicações e requerimentos, onde havia demandas levantadas junto à comunidade e suas bases. 

Foram aprovadas matérias como o empréstimo, junto ao Banestes, para pavimentação de estradas e o vale feira, para os servidores da Câmara. A Ouvidoria para o Bem-estar Animal e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher, deverão funcionar na sede da Casa de leis e tiveram aprovação do Plenário.

Renato Werneck (PSDB)

Ao fazer uso da Tribuna, o vereador Renato Werneck (PSDB) questionou o porquê de lotes vazios pagarem taxa de lixo e afirmou que, ao final da Legislatura, chegam projetos que não beneficiam a população. O tucano defendeu a aprovação de uma emenda ao Projeto de Lei, que exclua da cobrança estes terrenos.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) pontuou que o chefe do Executivo tem suas prioridades, mas não dá atenção para algumas áreas. Ele mencionou dois muros de arrimo, que não tem a devida intervenção. O vereador citou que não há construção de calçadas e faixas elevadas, o que leva a falta de segurança no trânsito. 

A aplicação de Revsol nas estradas do interior também foi lembrada por Bianqui como área não atendida pela gestão atual. O vereador ainda fez menção ao empréstimo de R$ 7 milhões. Ao final, o parlamentar chamou a todos para refletirem sobre estes temas.

Abrão Kiffer (PRD)

Abrão Kiffer (PRD) citou que, em conversa com vereadores de outras cidades, escuta reclamações semelhantes. Kiffer mostrou preocupação com o crescimento do município, onde há o estreitamento de estradas e poluição dos mananciais. Ao final de sua fala, o vereador ponderou sobre esperança por dias melhores para o ano, que se aproxima. 

Felipe Delpuppo (Rede)

Felipe Delpuppo (Rede) agradeceu a todos que trabalharam pelo município e citou a inauguração da escola Mauro Christo, no início do próximo ano, como avanço do município. Delpuppo avaliou como produtivo o ano de 2023, onde toda bancada pleiteou e conseguiu recursos para o município, com a realização de muitas obras na cidade.

Navar Boeno (PSB)

Navar Boeno (PSB) desejou boa passagem de ano para todos e deu destaque a emendas, que trouxeram recursos para Marechal Floriano, no exercício do mandato. Em Requerimento, o vereador busca, junto ao Detran/ES solução para a esquina entre as ruas, Clara Endlich e Emílio Gustavo Hülle, onde há dificuldades de caminhões para fazer a curva. No mesmo documento, o socialista solicitou a pintura da sinalização horizontal, na sede do município.

Boeno indicou ao Executivo a distribuição de protetor solar para os servidores que exercem suas atividades sob o sol e a necessidade de ser ampliado o número de garis no distrito de Araguaya.

Cezinha Ronchi (PSDB)

Cezinha Ronchi (PSDB) agradeceu a toda equipe que trabalha no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, onde recorreu ao Pronto atendimento para uma emergência e recebeu tratamento igualitário e humanizado, assim como todos os outros pacientes. 

Ronchi avalia que o empréstimo, junto ao Banestes , para pavimentação, vai valorizar imóveis e melhorar a trafegabilidade e qualidade de vida no interior. O presidente da Casa reforçou a fala do vereador Natalino e defendeu a aplicação de Revsol nas estradas vicinais. Ao final, ele citou que foram retiradas as garagens da lei sobre a cobrança da taxa de lixo e que a Câmara vai buscar retirar a cobrança dos terrenos sem construção. 

Maylson Littig (PSB)

Maylson Littig (PSB) também defendeu o uso do Revsol como pavimento nas estradas do interior, uma vez que há qualidade no resultado final e a aquisição do material sai de forma gratuita para o município, com a economia no trabalho de máquinas. Littig citou visita ao centro de distribuição do material, em Cachoeiro, há corrida de refeitos para a busca do pavimento. O parlamentar pediu mais atenção e valorização ao agricultor, com estradas dignas, máquinas para atender com a abertura de caixas secas e a limpeza de estradas.

Dodô Krohling (Republicanos)

Dodô Krohling (Republicanos) informou que o Dnit, órgão do Governo Federal responsável pelas rodovias federais, irá realizar obras no trevo do Posto do Café, que dá acesso a Santa Maria e, também irá ocorrer no trevo de Paraju, na Rodovia BR-262. O vereador ressalta a atuação parlamentar, com emendas ao Orçamento da União, que proporcionou a destinação dos recursos para as obras.

Dório Braun (Rede)

Dório Braun (Rede) solicitou à prefeitura que instale lixeiras na Avenida Arthur Haese, uma vez que há no local um complexo esportivo e o centro expandido da cidade, com o surgimento de diversas atividades econômicas naquela via, que a noite serve como área de lazer e de atividades físicas para a população florianense.

Na próxima sexta-feira (22) será realizada a última Sessão do ano, para apreciação das matérias que faltam ser votadas e estão nas comissões.

Fotos: Rael Sérgio

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço inauguram reforma de quadra em Cachoeiro 

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026