sábado,
29 de novembro de 2025

Política

Câmara de Marechal Floriano celebra, junto à comunidade, os 32 anos de emancipação política

Eduardo Antunes

Na noite da última terça-feira, dia 31 de outubro, a Câmara Municipal de Marechal Floriano realizou a Sessão Solene, como evento comemorativo oficial pela passagem do aniversário de 32 anos de emancipação política do município. Na solenidade, os nove vereadores, o vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente, Juarez Xavier, e o vice-prefeito, João Cabral, concederam honrarias.

Os títulos de ‘Cidadão Florianense’ e de ‘Honra ao Mérito’ foram entregues a trinta e três homenageados por fazerem parte da história, desenvolvimento e cultura do município, conhecido como a ‘Cidade das Orquídeas’. Na ocasião, as dependências da Casa de leis ficaram lotadas pelos convidados e visitantes.

ORIGEM DO MUNICÍPIO

Após um processo orgânico, que mobilizou grande parte da comunidade do antigo distrito de Domingos Martins, em 31 de outubro de 1991, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo aprovou a Lei Estadual nº 4.571/1991 que tornou realidade a emancipação de Marechal Floriano, agora com autonomia político-administrativa, com efeitos legais à partir de 1º de janeiro de 1993.

O novo município surgiu de um povoado em crescimento, chamado de Vila do Braço do Sul, oficialmente com esta denominação a partir de 1862. A vila, composta por imigrantes europeus, passou a absorver maior número de moradores ao passo em que a construção da linha férrea e da estação avançaram na localidade.

Datado em 13 de maio de 1900 a vila e a estação, inaugurada nesta data, receberam o nome atual. Marechal Floriano passou a ser a referência também para quem transitava, da capital do estado, com destino ao sul capixaba e ao estado do Rio de Janeiro.

DÉCADA DE 1990 – MARCO PARA NASCIMENTO DO MUNICÍPIO E INÍCIO DO PROCESSO QUE CULMINARIA NO ABANDONO DA FERROVIA, NO SÉCULO XXI

Em paradoxo histórico, a década de 1990 marca o surgimento do município autônomo e seu desenvolvimento, nos moldes atuais, ao mesmo tempo em que marca o início da desestatização da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S A).

A entrega dos trilhos à iniciativa privada pode ser atribuída, por algumas linhas de pensamento, como um dos motivos para o abandono da ferrovia que corta a cidade, por parte da empresa responsável pela concessão da malha ferroviária, agora denominada de FCA (Ferrovia Centro Atlântica). A empresa, atualmente, só opera cerca de 5 mil km de trechos mais lucrativos para suas atividades no território nacional. A malha original, com a ociosa, era de 7,2 mil km.

Em 2019 a VLI, atual concessionária, se comprometeu a pagar à União R$ 1,2 bilhão, em acordo extrajudicial com o Ministério Público Federal (MPF) pelo mal uso e ociosidade de parte do trecho de suas ferrovias, com a diminuição e extinção de operações, tidas como o não cumprimento de cláusulas contratuais da concessão feita junto a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

MARECHAL FLORIANO: ATIVOS ECONÔMICOS E DESAFIOS

Em todos estes anos a cidade buscou se desenvolver, tendo a agricultura e a avicultura sempre se destacando. O plantio de hortaliças e café também pode ser considerado como propulsor da economia local, durante décadas. Com seu desenvolvimento socioeconômico, o comércio e o setor de prestação de serviços também agregam em sua base econômica atual.

Com a instalação de empresas de grande e médio porte, há um novo ciclo se desenvolvendo. Marechal Floriano absorve novos moradores e, segundo o IBGE, conta com população de 17.641 habitantes, de acordo com dados de 2022.

Saúde, educação e segurança são preocupações sempre levantadas pelo Poder Legislativo, nos debates durante as sessões. Duplicação da rodovia, acesso a habitação e infraestrutura que absorva a densidade demográfica na sede do município podem ser encaradas como prioridades nos próximos anos, em decorrência de seu desenvolvimento e os parlamentares estarão atentos às demandas levantadas pelos munícipes, com participação pela ouvidoria e presencialmente, durante os trabalhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Prisão de Bolsonaro repercute nos discursos de deputados no Plenário da Câmara

Política

Tribunal de Contas  recomenda rejeição das contas de 2022 e 2023 do ex-prefeito de Marataízes por uso indevido de royalties 

Política

“Agora a casa caiu em Marechal Floriano”: Auditoria do Tribunal de Contas encontra até medidor de energia no meio da rua

Política

Casagrande pede regulamentação sobre o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos

Política

Ministério Público recomenda à Câmara de Anchieta redução de cargos comissionados e revisão da estrutura interna

Política

Ao lado de lideranças, Casagrande entrega pavimentação do acesso ao Monte Aghá 

Política

Exclusivo: Morador de Marechal diz que não denunciou, apenas solicitou esclarecimento sobre os contratos

Política

Câmara aprova por unanimidade projeto de Ferraço que garante mais um ano sem reajuste do IPTU em Cachoeiro