domingo,
19 de outubro de 2025

Geral

Campanha de combate à hanseníase é realizada em escolas de Marechal Floriano

Rael Sérgio

A Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Mais Saúde de Marechal Floriano, realizaram durante o mês de julho, a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase em todas as unidades escolares para crianças com faixa etária entre 05 a 14 anos de idade. A ação contou ainda com o apoio da equipe de Estratégia Saúde da Família – ESF de Santa Maria, além de coordenadores, técnicos e professores.

De acordo com a Coordenadora do Instituto Mais Saúde de Marechal Floriano, as atividades incluíram mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da dose do anti-helmíntico, e preenchimento de um formulário, pelos pais ou responsáveis das crianças, para identificar possíveis casos de hanseníase.

20160707 075813

O intuito da campanha é diminuir a carga parasitária em escolares do ensino público fundamental, bem como identificar casos de hanseníase. Para ministrar a dose da medicação, uma autorização será enviada previamente aos pais, que devem dar permissão para que o medicamento seja ministrado em seus filhos.

Segundo ela, sobre as verminoses, foi realizada a primeira dose do tratamento “quimioprofilaxia primária”, com vistas à redução da carga de infecção por geo-helmíntico, com a administração de Albendazol. “O tratamento preventivo nas escolas está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o uso de medicação de forma periódica, como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e das suas complicações”, explica a Coordenadora da Atenção Básica à Saúde.

Para esse 1º ano de realização da Campanha no Município, foram selecionadas 03 escolas, que são elas; CEMEI Maria Knidel Lube, EMEF José Aloísio Simon e EMEF Professor Nicolau Krohling, totalizando 490 participantes, nas quais soma um total de alunos que atinge o quantitativo mínimo de escolares a serem contemplados.

20160704 133813

A Coordenadora do Instituto Mais Saúde informou ainda que as ações da campanha foram supervisionadas pela Luciana De Nadai Mariano (foto acima), Enfermeira Coordenadora da Equipe de Estratégia Saúde da Família de Santa Maria.

Hanseníase – É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades. A doença é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração, mas tem cura.

Geo-helmintíases – As verminoses constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos de verminoses, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES

Geral

Marechal Floriano é destaque no ‘Índice de Transparência e Governança Pública’

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol

Geral

Senado aprova texto e imposto sobre herança pode dobrar no ES em 2026