sexta-feira,
02 de maio de 2025

Política

Candidatura de Ricardo Ferraço ao Governo do Estado ganha força

Por Angeli dos Anjos

A corrida ao cargo de governador do Estado está cada vez mais acirrada. Arnaldinho Borgo (sem partido), atual prefeito de Vila Velha, já sinalizou seu interesse em disputar o cargo, no pleito de 2026, e se movimenta para decidir a qual partido se filiar, visando maior apoio para sua candidatura.

Por outro lado, seu antigo partido, o Podemos, já manifestou apoio a Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador do Estado, e apontado como o sucessor de Renato Casagrande no comando do Palácio Anchieta. Entre os principais nomes do Podemos neste cenário político, estão Gilson Daniel, ex-prefeito de Viana, e Wanderson Bueno, atual gestor da cidade. Ambos já declararam abertamente o apoio ao vice-governador, descartando qualquer hipótese de apoio a Lorenzo Pazolini (Republicanos), atualmente prefeito de Vitória, como foi especulado.

Segundo fontes próximas ao governador e seu vice, Ferraço já tem andado pelo estado inteiro e realizado conversas políticas em busca de apoio. Um deles, sem dúvida, é o seu pai, Theodorico Ferraço, prefeito de Cachoeiro e grande articulador da região Sul do Espírito Santo. Nessa região, Ricardo Ferraço já conta com grande apoio, que deverá se expandir na medida em que se aproxima o pleito eleitoral de 2026. 

Experiência versus Renovação

Além do currículo que coleciona cargos públicos dentro da história política do Espírito Santo – começou como vereador, já foi deputado estadual e deputado federal, além de vice-governador por três mandatos -, Ferraço conta com o apoio de nomes importantes na política capixaba, além de seu pai, eleito prefeito de Cachoeiro pela quinta vez, casado com a ex-deputada federal Norma Ayub, tem ao seu lado o governador Renato Casagrande.

Por outro lado, Arnaldinho Borgo e Lorenzo Pazolini, seus principais adversários na disputa pelo cargo de governador, mostraram que têm grande potencial político, tendo a aprovação da maior parte do eleitorado de Vitória e Vila Velha, que garantiu a reeleição de ambos no 1º turno das eleições de 2024. 

Ferraço representa a experiência de uma longa carreira pública, enquanto Borgo e Pazolini fazem parte da renovação no cenário político. O que será que vai pesar mais na hora do voto dos cidadãos? Vamos aguardar para ver.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, e com MBA em Gestão de Mídias Digitais, Angeli dos Anjos já trabalhou em diversos canais de comunicação e, hoje é correspondente do portal Notícia Capixaba, na Grande Vitória e nos municípios da região sul e serrana, principalmente em Marechal Floriano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026

Política

Câmara de Cachoeiro cria comenda em homenagem ao legado de Theodorico Ferraço

Política

Gestão Ferraço: Cachoeiro registra crescimento de mais de 20% na abertura de empresas nos três primeiros meses de 2025

Política

100 dias de governo: Campo e cidade abraçados pela mesma gestão em Marechal Floriano

Política

100 dias de gestão de Ferraço e Júnior Corrêa; uma nova história se desenha em Cachoeiro

Política

“Hoje os investidores estão mais otimistas, e vamos fazer um governo de fé e raça”, diz Ferraço durante entrega de maquinários em Cachoeiro