segunda-feira,
22 de dezembro de 2025

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Na tarde de hoje (22), o prefeito Hugo Luiz recebeu o rei do inhame, Jandir Gratieri, e o deputado Messias Donato para celebrar o prêmio de reconhecimento recebido por jandir, que orgulha Alfredo Chaves, a Capital Nacional do Inhame.

Redação

O produtor rural Jandir, morador do distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, foi indicado e aprovado por unanimidade para receber o Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira, Edição 2025, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). A premiação, considerado o Oscar do agro, reconheceu apenas dois capixabas em todo o Estado, entre eles o agricultor alfredense.

A indicação foi apresentada pelo deputado federal Messias Donato e aprovada em reunião deliberativa da Comissão realizada no dia 26 de novembro. O prêmio será entregue no último dia 10 de dezembro, no Plenário 6 da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

Na tarde de hoje (22), o prefeito Hugo Luiz recebeu o rei do inhame, Jandir Gratieri, e o deputado Messias Donato para celebrar o prêmio de reconhecimento recebido por jandir, que orgulha Alfredo Chaves, a Capital Nacional do Inhame.

O Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira, instituído pela Resolução nº 58/2014, é concedido anualmente a cidadãos e instituições que se destacam por trabalhos e ações nas áreas científica, de pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade, voltadas à agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.

O reconhecimento a Jandir reforça o protagonismo de Alfredo Chaves, município reconhecido nacionalmente como a Capital Nacional do Inhame. O município possui uma produção anual estimada em cerca de 50 mil toneladas do tubérculo, envolvendo aproximadamente 600 famílias, que têm na agricultura familiar a principal fonte de renda.

Grande parte dessa produção está concentrada no distrito de São Bento de Urânia, considerado o coração da cultura do inhame no município. É nessa região que Jandir desenvolve seu trabalho, atuando não apenas como produtor rural, mas também como entusiasta e estudioso das diversas variedades do inhame, contribuindo para o aprimoramento do cultivo e a valorização do produto no mercado.

“Estou feliz. É uma conquista para nós produtores e para o nosso município de Alfredo Chaves. É um reconhecimento de um trabalho importante desenvolvido por famílias de agricultores”, destacou Jandir.

Para o prefeito Hugo Luiz, a premiação simboliza o reconhecimento nacional de um trabalho construído no campo, com dedicação, inovação e sustentabilidade em Alfredo Chaves. “Mais do que números expressivos, a produção de inhame representa identidade, tradição e desenvolvimento econômico, projetando o nome do município e de seus agricultores para todo o Brasil”, comentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos