quinta-feira,
07 de agosto de 2025

Turismo

Casa Cultural, a antiga estação ferroviária de Marechal Floriano, muda nome para Museu da Imigração

Foto: Notícia Capixaba/nformação da Asscom/PMF

 

A antiga estação ferroviária que também já foi chamada de Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira, passou a se chamar através da Lei Municipal N°. 1.823, de 31 de maio de 2017, de Museu da Imigração, a lei aprovada e sancionada pela Câmara Municipal, entrou em vigor na data de sua publicação.

 

Conforme a Lei, são atribuições do Museu da Imigração: realizar projetos de pesquisa sobre a história da imigração no município de Marechal Floriano; criar acervo de fotos; colecionar e expor objetos, documentos e outros itens de valor histórico relacionados à imigração; coletar, ordenar integrar e preservar documentos e peças que possuam valor expressivo na formação histórica do Município de Marechal Floriano; utilizar do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social.

 

Atualmente o acervo do museu conta com peças datadas desde o século XIII. A peça mais antiga, um jarro de bronze que faz parte de um conjunto de chá que foi trazido por uma família alemã, faz parte das aproximadas oitenta peças que estão expostas aos visitantes, que contabilizam por semestre cerca de três mil pessoas. Os objetos contam parte da história da imigração alemã e italiana que influenciaram diretamente a cultura do município.

 

O museu também possui uma parte sacra, que contém peças do século XIX e XX. O espaço comporta as peças que pertenceram a primeira igreja do município, ficou nomeada de “Sala Cultural Clara Luíza Hulle Pereira”. O espaço que é integrado ao museu, também pode ser utilizado para exposições ocasionais.

 

As pessoas que se interessarem em fazer doações de peças para o acervo do museu podem procurar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Trilhos de Araguaya, em Marechal, deve se tornar rota turística no ES

Turismo

Chegada do Inverno aquece o turismo e a economia dos munícipios das montanhas do ES

Turismo

Turismo em ação: Vargem Alta, Marechal, Piúma, e mais 42 cidades recebem veículos do Estado

Turismo

Estudo inédito revela como Festa da Penha movimenta redes sociais e fortalece o turismo no ES

Turismo

Viajar pelas Montanhas Capixabas no outono é uma experiência que vai além do turismo; é um reencontro com o tempo e com a natureza

Turismo

Iniciativa oficializa Circuito do Chapéu como rota turística em Domingos Martins

Turismo

Comissão de Turismo da Ales debate potencial de Marechal, e secretário Enildo Cardoso afirma que quer reativar passeio de trem

Turismo

Ferraço quer potencializar o turismo da Pedra da Penha em Cachoeiro