quinta-feira,
18 de dezembro de 2025

Política

Casagrande assina 378 Contratos de Concessão de Direito Real de Uso dos Lotes de 22 assentamentos estaduais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou, nesta segunda-feira (09), a assinatura de 378 Contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que serão destinados a famílias de 22 assentamentos estaduais de trabalhadores rurais. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande.

O evento representa um marco para a política de reforma agrária no Espírito Santo, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo segurança jurídica aos agricultores. Com estes novos contratos, cada família passa a ter mais acesso às políticas públicas de órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), acesso a crédito rural, assistência técnica, programas de habitação e fomento produtivo.

“Esse é um fato histórico. As entidades que representam os assentados chegaram a um entendimento. Tinham discussões internas sobre este formato de contrato. O Estado avançou e se organizou muito. Temos diversas políticas nessa área, em especial, com o Governo Federal. As comunidades quilombolas ficaram muitos anos sem atendimento necessário e agora vamos resolvendo a questão do acesso à energia elétrica e água. Bom que a gente possa dar tranquilidade às famílias. Todos nós temos um desejo coletivo de melhorar a vida de quem nós estamos representando. O terreno que vocês têm agora terá um contrato vitalício e seus filhos poderão continuar produzindo e isso traz tranquilidade a vocês. Sabe que estabilidade é tudo em nossas vidas e esse passo garante previsibilidade”, afirmou o governador.

A medida é amparada por meio do Decreto Estadual nº 6.019/2025, que regulamenta a concessão individual de uso e substitui os antigos contratos coletivos de comodato, que foram criados entre 1985 e 1992. O novo modelo também facilita a regularização fundiária dos assentamentos, permitindo mais transparência, controle e desenvolvimento.

Os Assentamentos de Trabalhadores Rurais do Estado do Espírito Santo (Assentamentos Estaduais) estão presentes em oito municípios, sendo eles: Viana, Nova Venécia, Pinheiros, Montanha, Ecoporanga, Jaguaré, Conceição da Barra e São Mateus. Atualmente, os principais cultivos agrícolas são: o café Conilon, a pimenta do reino, a fruticultura em geral, com destaque ao cacau, diversos tipos de cultivo alimentares e a criação de pequenos animais.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a valorização da agricultura familiar, investindo no desenvolvimento sustentável e na segurança jurídica das comunidades do interior. “A assinatura dos contratos individuais garante segurança jurídica a mais de 1500 pessoas. Estamos saindo de um modelo coletivo para assegurar que essas famílias tenham o direito legal de usar a terra. Isso viabiliza o acesso a políticas públicas e valoriza o trabalho de tantos produtores rurais”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro agora é realidade: Novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul capixaba

Política

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Motta decide colocar em votação o projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

Política

Casagrande inaugura  reforma e ampliação do CEET Giuseppe Altoé, em Boa Esperança, Vargem Alta

Política

Vários prefeitos, entre eles de Marechal, vereadores e deputados declaram apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio

Política

Prisão de Bolsonaro repercute nos discursos de deputados no Plenário da Câmara

Política

Tribunal de Contas  recomenda rejeição das contas de 2022 e 2023 do ex-prefeito de Marataízes por uso indevido de royalties