domingo,
07 de dezembro de 2025

Geral

Cerca 100 romeiros saem a pé hoje (26) de Alfredo Chaves rumo ao Convento da Penha?

Cerca de 100 romeiros de Alfredo Chaves partem a pé nesta sexta-feira (26), para o Convento da Penha seguindo a tradição da 16ª Romaria de São José do Quarto Território. A saída em frente a igreja Matriz está prevista para às 16h com previsão de chegada ao Convento, às 9 horas do domingo (28).

A Romaria, que percorre a pé cerca de 100 km, conforme relatos de católicos locais, teve origem a partir da promessa de um morador da comunidade de Quarto Território e foi aderida por algumas pessoas da comunidade e transformada, hoje, em um evento religioso de grande importância no município e região.

Em seu primeiro ano a romaria abrangia um pouco mais de 30 pessoas, que sem estrutura, andavam a pé até chegar ao Convento da Penha, em Vila Velha, pernoitando em calçadas das cidades de Guarapari e Vila Velha.

Hoje, a peregrinação conta com muitos romeiros e tem apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Urbana de Vitória, da Polícia Militar, da Rodosol e de moradores das cidades por onde passam.

A saída acontece na sexta-feira, após a “missa de envio”, realizada na igreja de Quarto Território, às 12h, de onde seguem para a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na sede de Alfredo Chaves. Na matriz, os fiéis peregrinos irão receber uma benção às 15h30min, pelo pároco Diego Carvalho.

A partida em direção a BR 101 será às 16h com chegada em Guarapari por volta das 23 horas do mesmo dia. Já á chegada ao santuário está prevista para a manhã do domingo, onde será celebrada uma missa às 9h.

De acordo com Irideu Vidal, um dos organizadores, o participante da caminhada religiosa tem direito a água, frutas, camisa, boné, refeições (almoço e café da manhã) e carros de apoio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária