sexta-feira,
09 de maio de 2025

Geral

Certificação de produtos da Região Serrana do Estado

Os produtores rurais envolvidos na certificação da carne de sol, inhame e socol cumpriram mais uma etapa do processo. Nessa quarta-feira (25), dirigentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) estiveram no Espírito Santo para receber os processos de Identificação Geográfica e conhecer de perto os produtos capixabas.

O encontro, realizado no município de Venda Noiva do Imigrante, contou com as presenças dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e de Turismo, Diomedes Berger, além de outras autoridades.

A conquista do Certificado de Indicação Geográfica vai conferir à carne de sol do Extremo Norte Capixaba, ao inhame São Bento, cultivado em algumas regiões de Alfredo Chaves, Marechal Floriano e Domingos Martins, e ao socol da região de Venda Nova do Imigrante o mesmo reconhecimento internacional de produtos como o Vinho do Porto, o Champanhe e o Presunto Pata Negra, por exemplo.

No Espírito Santo, três produtos já possuem a Indicação Geográfica. São o mármore de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, a panela de barro de Vitória e o cacau de Linhares.

Os três produtos contam com novas marcas específicas para se destacar no mercado. Após a conclusão do processo e conferência da Identificação Geográfica, as marcas poderão estampar a logo do Inpi com a chancela conquistada.

O grupo de trabalho formado para condução do processo de Identificação Geográfica é composto pela Seag, Setur, Sebrae, Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Inovates) e Associações dos Produtores.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre novo golpe do falso ressarcimento

Geral

Homenagem às mães: Conheça a linda história de mãe e filha que se complementam na mesma profissão

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025