terça-feira,
01 de julho de 2025

Geral

Com quase 21 mil habitantes Vargem Alta tem apenas uma viatura e terá que economizar combustível

Alissandra Mendes/Rael Sérgio.

A palavra de ordem na Polícia Militar é economizar. Para isso, está sendo reduzido o número de carros nas ruas, que estão dando lugares ao policiamento a pé, de bicicleta e o motorizado. Além de reduzir o consumo de gasolina, o 9º Batalhão da PM, em Cachoeiro de Itapemirim, adotou medidas internas para reduzir os custos com água e luz.

Sob o comando no 9ºBPM, a unidade operacional que atende Cachoeiro, o município de Vargem Alta, região serrana Sul, e que tem como objetivo de promover segurança e bem estar a todos os munícipes, também terá que economizar.

A falta de combustível para manter apenas uma viatura, que antes já era difícil, agora com a escassez, prejudicará ainda mais as vigilâncias ostensiva e preventiva na sede e na zona rural do município. A guarnição recebe no mínimo possível para rodar por semana, que é insuficiente para o serviço de segurança pública em Vargem Alta.

O decreto 3755/2015, assinado pelo governador Paulo Hartung, determina a redução com os gastos de gasolina, água e luz na Polícia Militar do estado. E por isso, em algumas regiões, o policiamento com carros foi substituído por bicicletas, moto e até mesmo a pé.

De acordo com o subcomandante do 9º batalhão, major Alexandre Cunha Stein, o policiamento não sofreu baixas e sim, modificações. “Tiramos algumas viaturas de circulação e nesses locais o policiamento está sendo feito a pé ou de bicicleta. Além disso, colocamos mais motos em circulação”, disse.

Segundo ele, a meta estipulada pelo decreto é de reduzir 20% Dops gastos. “Adotamos as medidas na semana passada e não teve nenhum impacto nas ocorrências. No Batalhão adotamos algumas medidas, como: a lavagem das viaturas modificou. Será feita com um balde de água e pano e realmente quando precisa. Estamos desligando as luzes durante o dia e estipulamos os horários de uso do ar condicionado”, explicou Stein.

O subcomandante disse que as medidas adotadas são por pouco tempo. “Até acabar esse período de transição do governo e depois volta tudo ao normal. A segurança para a população não foi prejudicada, pelo contrário, há mais policiais nas ruas fazendo o patrulhamento a pé”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262

Geral

Excesso de velocidade nas rodovias federais ultrapassa 230 mil flagrantes nos cinco primeiros meses de 2025

Geral

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024