Foto: PMF/M.C
![]() |
Moradores da Vila dos Ipês, em Santa Maria de Marechal Floriano, se mobilizaram, conseguiram um curso de capacitação e botaram a mão na massa para deixar o lugar mais bonito. A pracinha, o ponto de ônibus e outros locais da vila ganharam uma nova roupagem com as técnicas de paisagismo aprendidas durante um curso de jardinagem oferecido à comunidade.
Os alunos do curso receberam mudas de plantas específicas para serem colocadas nos canteiros da pracinha e em outros locais da vila. Elas foram adquiridas pela Secretaria Municipal Obras e também doadas por particulares. A Secretaria Municipal de Agricultura colaborou com o apoio logístico e alguns materiais.
Para a lavradora Vanderleia Aparecida Dias, que participou do curso, o aprendizado foi muito positivo. “Aprendemos a plantar de verdade, com as técnicas adequadas para deixar tudo bonito. O buraco, que antes chamávamos de cova, se chama berço, por exemplo. Quero aplicar a jardinagem em meu quintal e cultivar plantas e flores”, disse.
Comunidade pode solicitar cursos
As comunidades interessadas em cursarem algum tipo de capacitação devem se organizar e procurar a secretaria relacionada, assim como a Maria Aparecida Rodrigues, que solicitou o curso de jardinagem na Vila dos Ipês.
“Nossa comunidade é pequena e queremos organizá-la, deixá-la mais bonita, além de juntar as pessoas. Agora já vemos o resultado no quintal das pessoas que participaram e no paisagismo da Vila. Isso é maravilhoso”, salienta Maria Aparecida.
O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, destaca que a Prefeitura apoia os cursos nas comunidades visando capacitar os moradores e melhorar a qualidade de vida de toda a cidade.
“Todos os dias recebemos demandas e pessoas interessadas em cursos de capacitação e isso é muito positivo. O ideal é que a comunidade se organize, nos procure com um número de pessoas considerável, para estabelecermos parcerias com o Senar e com o Sindicato Patronal”, disse o secretário.
O curso na Vila dos Ipês foi uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) e a Prefeitura de Marechal Floriano, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Obras e Serviços Urbanos. Aconteceu entre os dias 14 e 18, das 08h às 17h, e foi ministrado pela instrutora Janilda dos Santos.