Importante força e valor que move nosso município, as mulheres são mais de 15 mil em Domingos Martins, o que representa quase metade da população. Passo a passo, com força e constância, as mulheres dão entusiasmo e sentido à vida, inspiram a letra e refrão de várias canções, pinturas, dando vida à obra de diversas formas de arte.
Na sociedade, ocupa um destaque com leque de funções: amiga, companheira, mãe, profissional, educadora, dona de casa, e hoje mais do que nunca protagonista. Anônimas, famosas, sobressalentes ou discretas. No campo ou na área urbana, cada uma desempenha um papel fundamental para nosso município. Veja alguns exemplos:
A moradora de Ponto Alto, de 61 anos, é um exemplo da versatilidade feminina: agricultora, dona de casa, voluntária, representante da terceira idade no Sindicato Rural de Domingos Martins…e tem mais! Recentemente fundou em sua propriedade a Associação de Jovens e Mulheres Trabalhadoras Rurais, uma união de 15 mulheres que produzem pães, biscoitos e ainda fornecem verduras e legumes para o Programa de Merenda Escolar. “Hoje a mulher a protagonista de sua história. Vejo as gerações antigas de minha família e posso dizer quer muita coisa mudou, os tempos de submissão já estão longe”.
Já a jovem de 28 anos, moradora de São Bento do Chapéu, representa (e muito bem!) a determinação feminina. O que começou como um hobby hoje é profissão. Há nove anos, ela trabalha nos negócios da família e comanda diariamente um caminhão de transporte de areia, isso mesmo, ela é motorista de caminhão.
No início, ela lembra, foi desencorajada por uns e apoiada por outros, no final o incentivo da família e dos amigos falou mais alto. “O fato de trabalhar em uma atividade tradicionalmente comandada por homens não me assusta, existe o respeito, assim como deve existir em qualquer área de atuação”.