quinta-feira,
18 de dezembro de 2025

Política

Contas do ex-prefeito Cacau Lorenzoni 2023 é aprovada com “ressalvas”, pelo Tribunal de Contas; entenda o caso

Por Rael Sérgio

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Marechal Floriano a aprovação, com “ressalvas”, das contas do ex-prefeito João Calos Lorenzoni, o ‘Cacau’, do exercício financeiro de 2023. O relator do processo (TC nº 5360/2024) foi o conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo.

O portal NC que é campeão de acessos na cidade das orquídeas, teve acessos dos processos, que segundo o relator Carlos Ranna, a ressalva foi devido a divergência entre os valores retidos e recolhidos ao RGPS (Regime Geral da Previdência Social) em relação ao valor devido em folha de pagamento; divergência entre os valores apurados no inventário de bens do imobilizado e o saldo registrado no Balanço Patrimonial Consolidado.

Conforme o processo, o conselheiro Davi Diniz de Carvalho opinou pela emissão de PARECER PRÉVIO pela REJEIÇÃO das contas anuais, referentes ao exercício de 2023.

“Sou de opinião divergente. Conforme a análise técnica acima reproduzida, a análise da Prestação de Contas apontou divergência entre o inventário físico e o contábil. Chamado a justificar-se, o gestor reconheceu a existência das divergências e informou ter sido realizada contratação de empresa especializada para promover os ajustes nos inventários, reavaliação e reconhecimentos da depreciação dos bens a elas suscetíveis”, informou Davi Diniz.

“O ex-prefeito alegou que a divergência ocorreu devido a elaboração equivocada do DEMCSE e que o recolhimento atingiu os percentuais de 104,66% do valor registrado e de 100% do valor recolhido. Ao analisar as justificativas a unidade técnica constata que na “consulta ao Sistema CidadES, consolidação Folha de pagamento – Vantagens e Descontos, jan a dez/2023 (PCM), observou-se um total de descontos (INSS) aproximado ao alegado pela defesa. Todavia, por não conseguir encontrar valor semelhante na movimentação da conta no Balancete de Verificação, manteve a irregularidade com gravidade para macular as contas”, concluiu Diniz.

Agora, as contas seguem para análise do Legislativo de Marechal Floriano

Quando se trata de analisar as contas, principalmente com ‘ressalvas’, a competência para julgamento final recai sobre a Câmara Municipal. Essa função é de extrema importância, pois garante a transparência e a prestação de contas da administração pública.

É através dessa análise que é possível verificar se houve irregularidades ou má gestão dos recursos públicos. Além disso, é importante que os vereadores estejam atentos às necessidades e demandas da população, garantindo que os recursos foram utilizados ou não de forma eficiente e em benefício da comunidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro agora é realidade: Novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul capixaba

Política

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Motta decide colocar em votação o projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

Política

Casagrande inaugura  reforma e ampliação do CEET Giuseppe Altoé, em Boa Esperança, Vargem Alta

Política

Vários prefeitos, entre eles de Marechal, vereadores e deputados declaram apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio

Política

Prisão de Bolsonaro repercute nos discursos de deputados no Plenário da Câmara

Política

Tribunal de Contas  recomenda rejeição das contas de 2022 e 2023 do ex-prefeito de Marataízes por uso indevido de royalties