domingo,
04 de maio de 2025

Meio Ambiente

Crianças pomeranas plantam mudas de árvores que vão salvar nascente do Rio Jucu

Foto: Divulgação

 

Por: Redação

 

Os pequenos pomeranos de Alto Tijuco Preto, em Domingos Martins, se divertiram com ação do Projeto Uruçu Capixaba. Na última sexta-feira (13), meninos e meninas de 4 aos 11 anos assistiram atentamente o engenheiro florestal, Guilherme Diniz falar sobre a importância das abelhas e do trabalho de polinização que elas fazem, auxiliando na preservação e manutenção da mata local.

 

Através do processo de conscientização e plantio de mudas ao redor da nascente as crianças aprenderam a conservar o meio ambiente e cuidar melhor do futuro da terra que se dedicam.  A nascente que passa pelo terreno da professora faz parte dos canais que abastecem o rio Jucu, responsável por pelo menos 25% do abastecimento de todo o Espírito Santo.

 

“Na minha casa a minha mãe põe fogo nas abelhas, mas ensinaram hoje que não pode, porque as abelhas são do bem”, contou a pequena Ana Paula Knack Schnder, de 6 anos. A garotinha também plantou mudas de árvores no terreno da professora Vanice Borghardt, que por amor cede o espaço da propriedade particular para as crianças fazerem educação física, recreio e brincarem nos fins de semana.

 

Todas as crianças da região, além de estudarem, também ajudam os pais na lavoura e se sentem orgulhosas das atividades do campo, onde plantam morango, café, milho, tomate, pimenta, repolho e, agora, aprenderam sobre a importância de reflorestar as áreas de nascentes.

 

O amor transbordou as salas de aula e ocupou o terreno da propriedade ao lado da Escola que atende crianças do ensino infantil até o 5º ano. Do lado da escola fica a propriedade da família da professora Vanice Borghardt que por amor e carinho às crianças cedeu o espaço para elas praticarem educação física, jogarem bola nos fins de semana, e nesta sexta-feira (13), mais uma vez a dedicação dela proporcionou a 32 crianças uma ação de meio ambiente realizada pelo Projeto Uruçu Capixaba.

 

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no estado do Espírito Santo, pelo Ibramar – Instituto Brasileiro do Mar. O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas

Meio Ambiente

Queima controlada está proibida devido ao clima seco no ES