Rael Sérgio.
O Delegado de Polícia Titular de Vargem Alta Dr. José Rafael Machado, vem realizando um excelente trabalho no município de Vargem Alta, região serrana do Estado. Há 10 meses à frente da delegacia do município, Dr. José Rafael já se tornou um Xerife na cidade. Ele contou um pouco dos desafios e metas para prestar um bom atendimento à população e, manter a criminalidade sob controle e combater o “câncer” que vem crescendo no município que é as drogas.
Dr. Rafael relatou que somente neste ano de2014, foram instaurados dezesseis inquéritos, alguns em fase de conclusão, sendo que quase a totalidade já foram relatados. Já no caso de homicídio, dos onze crimes contra a vida cinco foram devidamente esclarecidos e solucionados, e apenas um ainda depende de diligências investigativas.
Nesses dez meses foram mais de 300 procedimentos em curso, concluindo mais da metade, e encaminhados à justiça pública, 170 procedimentos, destes cinco inquéritos de homicídios qualificados, cujas ações penais já estão em curso no judiciário local.
“As investigações foram efetivadas de forma objetiva, com diligências exaustivas, pois alguns casos apresentavam se emblemáticos, e exigiram apoio de Bases Operacionais do Sul Cachoeiro de Itapemirim e do norte São Mateus, com prisões e apreensões de armas de fogo, bem como obtenção de indícios e provas periciais, de suma importância para caracterização da autoria e materialidade”, explicou o delegado.
“Apesar do efetivo reduzido, contando com dois investigadores, um agente e um Escrivão de Polícia”, disse. “Porém, com empenho e dedicação da equipe e com o apoio integrado da Polícia Militar, passamos a desenvolver um trabalho com planejamento e atendendo as prioridades, que nos exigiu dedicação e diligências exaustivas, possibilitando esclarecimentos de delitos e resolução de vários inquéritos policiais”, completou.
“O resultado vem sendo satisfatório, e uns dos pontos crucial deste trabalho e a interatividade conjunto com a comunidade e o Conselho de Segurança criado no município, que tem sido de suma importância no acompanhamento com a sociedade civil organizada”, destacou José Rafael.
“Vamos continuar trabalhando no intuito de manter a segurança e a tranquilidade dos munícipes e, reprimindo qualquer ação criminosa, seja ela qual for à natureza”, finalizou.